A abdominoplastia é a cirurgia que permite a retirada do excesso de pele e gordura do abdômen, reduzindo a flacidez da barriga e permitindo que os músculos abdominais sejam reposicionados e reestruturados. Além disso, a cirurgia também torna possível remover as cicatrizes e estrias presentes no local.
O procedimento também pode ser associado a outras cirurgias, como a lipoaspiração, contribuindo assim para um resultado melhor contorno do abdômen.
Para quem a cirurgia é recomendada?
O procedimento é indicado para pacientes que perderam uma significativa quantidade de peso, podendo ser realizada tanto por homens quanto por mulheres (principalmente aquelas que passaram por uma gravidez recente).
Como o procedimento é realizado?
A duração da abdominoplastia varia de 2 a 4 horas, com a cirurgia sendo realizada com o apoio de uma anestesia peridural. Após a anestesia surtir efeito, o cirurgião faz uma marcação em formato de elipse para realizar a primeira incisão, na parte inferior do abdômen. As marcações são realizadas na região superior aos pelos pubianos, que se estende até a região dos quadris.
A segunda incisão é realizada na vertical, terminando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. Na sequência, os músculos abdominais são suturados para que fiquem com uma maior rigidez, proporcionando um abdômen reto e com uma cintura muito mais definida.
Por fim, o excesso de pele é esticado para baixo, realocando o umbigo para sua posição de origem.
Como é o pós-operatório?
Ao longo dos primeiros dias de pós-operatório, o paciente deve andar apenas com a sua coluna curvada, sem esticar o abdômen, evitando que a cicatriz seja forçada e que os pontos possam abrir. A recuperação completa do procedimento demora cerca de 2 meses, mas caso o paciente realize a abdominoplastia combinada a uma lipoaspiração ou outra cirurgia, a recuperação será um pouco mais dolorosa e demorada.
Como é a cicatriz resultante do procedimento?
A cicatriz é planejada pelo cirurgião para que fique totalmente escondida sob roupa. No entanto, os cuidados do paciente no pós-operatório também são fundamentais, para que a cicatriz não seja notória.
Durante o pós-operatório da abdominoplastia, o paciente deve seguir todas as orientações fornecidas pelo cirurgião, além de fazer uso dos medicamentos analgésicos conforme prescrito.
Se você deseja realizar a cirurgia sem medo e em total segurança, entre em contato e agende uma avaliação.
Como um apaixonado pela harmonia e beleza do rosto humano - paixão que descobri quando fiz residência com o Mestre Ivo Pitanguy - dedico minha carreira a aprimorar as técnicas cirúrgicas que ajudam a realçar as melhores características de cada paciente.
Cada procedimento é único e personalizado, sempre respeitando as proporções e características individuais do rosto e do corpo de cada um.
Se você também acredita que o rosto é o nosso cartão de visitas, agende agora uma consulta e vamos conversar sobre como podemos destacar a sua beleza natural
Agende uma consulta/avaliação com o Dr. Leonardo
Nascido em Maringá, cresceu acompanhando o ofício de seu pai na medicina, o também cirurgião plástico Doutor Victor Batista. Graduado pela Faculdade de Medicina de Campos – RJ. Especializou-se em cirurgia plástica no renomado Instituto Ivo Pitanguy, sendo seu fundador o expoente máximo da especialidade no Brasil, inspirando e preparando novos cirurgiões com máxima excelência.
Nesta época, foi selecionado para ser Residente na clínica Ivo Pitanguy, onde lá permaneceu participando desde o atendimento, finalização da execução da cirurgia e pós operatório dos pacientes. Com sua formação traz novas propostas de atendimento, unindo a competência profissional, honestidade, cuidados individualizados e compromisso com a qualidade.