De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 22% da população adulta sofre com a obesidade, uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal.
A obesidade é fator de risco para diversos problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, problemas articulares, câncer, apneia do sono, esteatose hepática, entre outros. Além disso, pessoas obesas podem ter a sua expectativa de vida reduzida em cerca de 10 anos!
No combate à doença, uma alimentação balanceada, aliada à prática regular de exercícios físicos e ao acompanhamento profissional, podem auxiliar no controle da obesidade.
Entre em contato para agendar uma avaliação.
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
A consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Confira a lista: Cansaço excessivo Excesso de pelos em mulheres Dificuldade em ganhar ou perder peso Glicemia ou colesterol alterado em exames.
Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista Mudanças nos ciclos menstruais Sede excessiva Puberdade precoce ou retardada Crescimento da tireoide Sintomas de andropausa ou menopausa, transtorno do desejo sexual hipoativo.
Alguns desses sintomas estão associados a patologias como: Hipotireoidismo; Hipertireoidismo; Diabetes; Hipoglicemia; Síndrome do Ovário Policístico; Tumores; Osteoporose; Obesidade.