Todo nódulo no pulmão é um câncer?
A maioria dos pacientes, ao serem diagnosticados com um nódulo pulmonar, imediatamente o associam ao câncer de pulmão. Contudo, em cerca de 90% dos casos os nódulos são benignos.
Os nódulos benignos são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, sem apresentar relação com fatores genéticos. Já os nódulos malignos estão relacionados ao histórico familiar de câncer de pulmão ou a fatores de risco, como o tabagismo.
Se você descobriu algum nódulo pulmonar ao acaso, acesse o link da biografia e entre em contato para agendar uma avaliação.
Todo achado deve ser investigado e em alguns casos, o paciente deve realizar o acompanhamento do nódulo com frequência, possibilitando observar se houve crescimento ou mudança de formato ao longo do tempo.
Formado pela Uni-Rio em 2001, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT),
Membro Titular da Sociedade brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL),
Fellow do Instituto Europeu de Oncologia, Preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Torácica do Hospital Copa D’Or.
Integrante da Comissão de Cirurgia Robótica da SBCT e ESTS (Sociedade Europeia de Cirurgia Torácica)