O risco para o desenvolvimento de trombose é maior em mulheres que já tiveram um episódio da doença.
Devido a isso, pacientes com esse histórico possuem algumas restrições quanto ao uso de certos tipos de contraceptivos.
Algumas pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona, hormônios femininos que podem aumentar o risco de desenvolvimento da trombose.
O problema não está restrito apenas às pílulas anticoncepcionais orais, mas se estende também aos adesivos hormonais, injeções mensais e ao anel vaginal.
Nestes casos, o ginecologista pode recomendar o uso de opções que não contenham estes hormônios ou contenham apenas progesterona, como o DIU (hormonal e não hormonal), o Implanon e a pílula oral de progesterona.
Por fim, é importante ressaltar que a escolha do método contraceptivo deve ocorrer junto ao seu ginecologista.
Dr. Jailton João Santiago Junior, Ginecologista. Carreira desenvolvida na área de Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduação em Vídeolaparoscopia e Reprodução Assistida. Experiência na identificação de patologias e sintomas, pré-natal de alto risco, orientação sobre o tratamento clínico, ou cirúrgico mais apropriado. Vivência na prescrição de tratamentos clínicos, ambulatorial e hospitalar, avaliação e acompanhando do desenvolvimento do quadro clínico de cada paciente. Atuação em pronto atendimento de hospitais de gestação de alto risco. Participação ativa na avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes pelas instituições, propondo, quando necessário, melhorias do programa de assistência global. Preceptor do internato de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário Unicesumar. Docente dos acadêmicos de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade INGÁ - UNINGÁ.