O Teste Ergométrico, também conhecido como Teste de Esforço, é um exame realizado com o objetivo de avaliar o funcionamento cardiovascular de um indivíduo durante a realização de um esforço físico, a fim de observar o comportamento da frequência cardíaca e da pressão arterial durante a realização desse esforço. O teste é de suma importância para determinação da capacidade funcional de um indivíduo, implicando diretamente na sua liberação para prática regular de atividade física.
Além de ajudar a avaliar a qualidade da função cardiorrespiratória, o Teste Ergométrico ajuda a identificar uma série de alterações cardíacas, como arritmias, insuficiência cardíaca, alterações de pressão arterial, isquemia, sopro entre outras diversas doenças coronarianas.
Normalmente, o teste ergométrico é solicitado antes da liberação de um indivíduo para a prática de atividade física, principalmente no caso de pessoas que apresentam fatores de risco como obesidade, sedentarismo, problemas cardiovasculares e histórico de infarto. Contudo, antes de se submeter ao exame é importante que o paciente informe seu histórico completo ao médico responsável, pois o exame pode ser contraindicado para algumas pessoas, como pacientes com pressão alta descontrolada, angina instável, gestantes e em alguns casos de doença cardíaca, por exemplo.
O Teste Ergométrico é feito em uma esteira, similar às de academia, na qual o paciente precisará caminhar ou correr, utilizando roupas adequadas, leves ou esportivas. São colocados eletrodos no tórax do paciente e uma braçadeira para medir sua pressão arterial. Uma máscara também pode ser colocada para avaliar a função respiratória do paciente.
Durante o teste, o paciente corre até alcançar a exaustão ou até o médico responsável pelo exame identificar algum sinal que indique que o exame deve ser interrompido, como queda ou elevação da pressão arterial e falta de ar. Existem diferentes tipos de teste, mas em geral o paciente começa o esforço caminhando por cerca de 5 minutos, aumentando progressivamente a velocidade e a inclinação da esteira após esse tempo, enquanto o cardiologista registra a atividade cardíaca de acordo com cada mudança na intensidade.
Se você deseja iniciar a prática de alguma atividade física, independentemente da sua idade, realize testes e exames com um especialista.
Quem sou? De onde vim e como estou aqui!
Maringaense, nascido em 1982!
Estudante Nobel, cursinho e Universidade de Medicina UEM (Estadual de Maringa) 2002-07.
Residência em Clínica Médica - PUC Sorocaba- SP (título pelo MEC) 2008-10.
Residência em Cardiologia Clínica, Instituto Dante PAZZANESE se Cardiologia - IDPC - SP, 2011-2013.
Residência em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica, Instituto Dante PAZZANESE de Cardiologia- IDPC - SP, 2013-15.
Gestão hospitalar - UNINOVE - SP 2014-15.
CTO training Japan - 2016
RT Endocor Umuarama, Cemil - 2016-2018.
RT Cardiologia Hosp Santa Rita Maringa- 2017.
MBA FGV - EXECUTIVE INTERNACIONAL - 2018-2019...
Diretor Clínico - Hospital Memória Uningá- 2017-2019.
Coordenador Internato e Residência Médica UNINGÁ -2019.
Professor Cardiologia e Urgências e Emergências Médicas - Faculdade de Medicina - UNINGÁ. 2017-atual
Consultor Hospitalar Externo- 2019- atual.
Mestre pela UEM/PR - 2020/2021
Rádio Desterro FM 106,5- colaborador em em saúde discutindo saúde ao vivo com a região do Paraná toda quarta as 9h.
Prêmio Gestor Público Paraná 2021
Secretário de Saúde Maringa - 2021., atual
Pai do Raul, Antonio e Jorge. (10, 6 e 2 anos) Marido da Fernanda Cella Giacometto Puzzi