O TDAH é frequentemente associado à infância, mas também pode afetar adultos.
Embora o TDAH seja muitas vezes diagnosticado na infância, muitas pessoas com TDAH não são diagnosticadas até a idade adulta! Este diagnóstico exige profissional qualificado e que tenha habilidades para entender o contexto e outras patologias mentais e comportamentais. Isso porque muitos quadros psíquicos vão ou podem cursar com alteração da atenção e assim, podem ser agentes ‘’confundidores’’.
O fato é que o TDAH em adultos pode afetar significativamente a vida diária, incluindo o trabalho, a educação, as relações interpessoais e a saúde mental. Entenda mais sobre essa condição a seguir:
TDAH no ADULTO: Principais Sintomas - Psiquiatra Maringá
Os sintomas do TDAH em adultos podem incluir dificuldade de concentração em tarefas, impulsividade, hiperatividade, dificuldade em seguir instruções, desorganização, procrastinação e dificuldade em completar tarefas. Esses sintomas podem afetar a capacidade de uma pessoa de manter um emprego, alcançar metas pessoais e manter relacionamentos saudáveis.
TDAH no ADULTO: Como é realizado o diagnóstico e seu tratamento? - Psiquiatra Maringá
O TDAH em adultos pode ser diagnosticado por um médico profissional de saúde mental, como o psiquiatra, que irá avaliar os sintomas e a história do paciente.
Já em relação ao tratamento, também é um ponto fundamental, pois muitas vezes estão associados a outros quadros e o tratamento para um quadro de TDAH sem outras patologias pode ser bastante diferente, especialmente quando associado a outros transtornos como ansiedade, depressão, transtorno bipolar.
No caso do TDAH, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos (os quais têm que ser escolhidos levando em conta diversas variáveis), psicoterapias como: comportamental, terapia cognitiva ou uma combinação de diferentes abordagens.
Os medicamentos prescritos para o TDAH em adultos incluem estimulantes, como a Ritalina, o Concerta, Venvanse, que ajudam a melhorar a concentração e a reduzir a hiperatividade. Em casos de presença de outras patologias associadas, tais medicações podem limitar o resultado ou até piorar o outro quadro de base. Daí a importância de um planejamento terapêutico com seu psiquiatra de confiança.
TDAH no ADULTO: Qual a importância das terapias no tratamento? - Psiquiatra Maringá
As terapias, podem incluir treinamento para habilidades sociais, treinamento de organização e gerenciamento de tempo. Elas podem ajudar os pacientes a entenderem melhor seus pensamentos e comportamentos, bem como a desenvolverem estratégias para lidar com o TDAH. A terapia pode ajudar a melhorar a autoestima, a autoconfiança e a reduzir a ansiedade e a depressão. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, a alimentação saudável e a meditação, pode ajudar a reduzir os sintomas do TDAH em adultos.
TDAH no ADULTO: Tratamento com o Psiquiatra Maringá
Em resumo, o TDAH em adultos pode afetar significativamente a vida diária de muitos adultos sem diagnóstico e que sofrem com problemas que não são efetivamente seu ‘’jeito de ser’’, mas o reflexo de um transtorno não diagnosticado. São fatores que podem ser tratados com sucesso por meio estratégias planejadas com um profissional de saúde mental de sua confiança.
Eu sou Dr. Arieno Cit Lorenzetti, tenho 41 anos, casado, pai de 3 meninas. Formado há 15 anos em Medicina, pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), serviço que também fiz residência médica em Psiquiatria pelo HC-UFPR e especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, pelo IPTC.
Além de clinicar, com a proposta de postura ativa e personalizada, atuo com grande bagagem em avaliações diagnósticas em trabalho para Justiça Federal e Estadual, sou professor do curso de Medicina em psiquiatria na UNICESUMAR, além de incluirmos atividades voluntárias em projeto de cidadania pelo Paraná com suporte especializado em atividades de difícil acesso a população a esta especialidade médica.