Sintomas que indicam glicose alta no sangue

Sintomas que indicam glicose alta no sangue
Sintomas que indicam glicose alta no sangue

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como objetivo facilitar a metabolização do açúcar (glicose) presente no sangue, que posteriormente será utilizada pelo organismo como fonte de energia. Quando há uma queda na produção desse hormônio, ou quando o organismo apresenta resistência à insulina, haverá um aumento dos níveis de glicose no sangue, o que favorece o desenvolvimento do diabetes.

 

Os tipos de diabetes mais comuns são o diabetes tipo 1  e o tipo 2. O diabetes do tipo 1 acomete principalmente a indivíduos jovens e nele, o sistema imunológico não reconhece as células-beta, que participam da produção de insulina, passando a atacá-las e destruí-las. No diabetes tipo 2, que atinge mais de 537 milhões de pessoas no mundo, além da baixa produção de insulina, o organismo passa a apresentar resistência à absorção de glicose.

 

O diabetes é uma doença silenciosa, que por muitas vezes se manifesta através de sintomas graves e irreversíveis, sendo uma doença fatal. A maioria dos pacientes só descobrem a doença quando surgem complicações graves, como problemas nos rins, AVC ou infarto.

 

Antes da doença alcançar esse estágio, alguns sintomas podem ser observados, que indicam a glicose alta no sangue, como por exemplo:

 

  • Sede excessiva e vontade constante de urinar

Nos portadores de diabetes o açúcar não é adequadamente absorvido, se acumulando na corrente sanguínea. Na tentativa de expelir esse excesso, o organismo aciona os rins com frequência, fazendo com que o paciente urine muito e, consequentemente, fique  desidratado e com sede com mais frequência.

 

  • Fome e cansaço

O açúcar proveniente dos alimentos é utilizado pelo nosso organismo como fonte de energia e em indivíduos diabéticos, ele não é aproveitado de forma eficaz pelas células. Assim, o paciente sente fome e cansaço com mais frequência.

 

  • Visão turva

O excesso de glicose no sangue provoca um “inchaço” no cristalino, alterando a capacidade de foco dos nossos olhos e tornando a visão embaçada. A visão volta ao normal após o controle da doença.

 

  • Quais exames confirmam a glicose alta no sangue?

Para confirmar ou excluir a possibilidade da doença, o mais indicado é que o paciente realize o exame de glicemia em jejum, estando entre 8 a 12 horas sem consumir nenhum tipo de bebida (apenas água) ou alimento. Os valores normais da glicemia em jejum devem ser inferiores a 99 mg/dL.

 

Se você vem apresentando algum desses sintomas, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos traçar o diagnóstico do diabetes e, se necessário, iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.

Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email