A testosterona é o hormônio que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutivos masculinos, assim como na promoção de características sexuais secundárias, no aumento da massa muscular, na maturação dos ossos e no crescimento dos pelos e cabelos. No entanto, quando ocorre a deficiência desse hormônio no corpo, alguns sintomas podem surgir, afetando negativamente as funções de múltiplos órgãos e impactando na qualidade de vida.
Da mesma forma que com o avanço da idade as mulheres sofrem uma queda nos níveis hormonais, os homens também podem manifestar sintomas decorrentes das alterações hormonais.
A testosterona baixa pode se manifestar através de sintomas físicos e psicológicos, como por exemplo: cansaço e fadiga recorrentes, diminuição dos pelos corporais, perda de massa muscular, aumento da gordura corporal, diminuição da força e da resistência física, diminuição da libido, redução da frequência de ereções involuntárias, impotência sexual, problemas de memória, depressão, fragilidade óssea, aumento do risco de doenças cardiovasculares e irritabilidade exacerbada.
Atualmente, a reposição de testosterona é o tratamento mais indicado para aliviar esses sintomas. O tratamento pode ser realizado em forma de gel, adesivos ou por injeção, cabendo ao especialista avaliar qual alternativa é a mais indicada para cada paciente. Por isso, é fundamental buscar a ajuda de endocrinologista para avaliar os sintomas e, se necessário, iniciar a terapia de reposição hormonal.
Entre em contato para agendar sua avaliação.
Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.
Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.