A síndrome de May-Thurner é uma doença pouco comum, causada pela compressão da artéria ilíaca comum direita sobre a veia ilíaca comum esquerda. Esta compressão prolongada provoca lesão no revestimento interno da veia, levando a fibrose e estreitamento de sua luz.
Como consequência, podem aparecer sintomas de estase venosa no membro inferior esquerdo, visto que todas as veias deste membro drenam nas veias ilíacas deste mesmo lado.
Os principais sintomas são inchaço, dor, alterações na coloração da pele, varizes e úlcera. Em alguns casos, o estreitamento luminal leva a trombose das veias ilíacas esquerdas, o que é uma situação grave e pode necessitar de intervenção cirúrgica para desobstrução.
O diagnóstico da doença pode ser sugerido pelo exame clínico e posteriormente confirmando através de exames complementares, como eco color Doppler, angio-tomografia computadorizada, flebografia e ultrassom intravascular. Quando há a confirmação desta síndrome, o tratamento pode ser realizado por via endovascular, através de cateterismo e implante de stent.
Se tiver dúvidas, agende uma consulta com um cirurgião vascular.
ANGIOLOGIA
Essa é a especialidade médica que se ocupa com o atendimento e tratamento clínico das doenças que atingem vasos sanguíneos (veias e artérias) e linfáticos. São comuns os casos em que essas patologias só apresentem sintomas e características significantes quando estão em um estado avançado. Por isso, o parecer de um médico angiologista é tão importante, afinal, o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado e com mais chances de sucesso.