A Síndrome da Dor Complexa Regional (SDCR) é um termo utilizado para representar diferentes tipos de dor crônica, com causas multifatoriais e que se manifestam de diferentes maneiras em cada paciente.
Os principais desencadeadores da SDCR são biológicos e traumas, como fraturas, entorse e cirurgias de extremidades, que acometem com maior frequência pessoas com idade entre 20 e 35 anos, mas que também pode afetar crianças. Os membros inferiores são os mais afetados por essa síndrome, que provoca dor contínua, diminuição da amplitude articular, falta de força, alterações na coloração da pele e das unhas, além de alterações na temperatura corporal.
A SDCR pode também pode ocorrer, após lesão (tecidual, óssea ou de algum nervo), amputação de membros, infarto do miocárdio, câncer ou AVC. Seu diagnóstico é clínico e deve ser realizado de forma minuciosa, sendo confirmado por meio de uma termografia uma tecnologia de infravermelho que projeta um arco-íris de cores de acordo com a temperatura local, possibilitando assim identificar as áreas inflamadas.
Após identificar as áreas inflamadas, são realizados bloqueios dos nervos envolvidos, a fim de confirmar quais podem estar causando a dor. Por fim, injeta-se anestésico local nos nervos suspeitos de serem causadores das dores e caso a dor melhore, confirma-se que são deles que a dor origina.
Não há cura para a síndrome complexa de dor regional, mas o tratamento precoce possibilita uma melhora é possível e até mesmo, a remissão da condição. Assim como no diagnóstico, no tratamento também não há uma única técnica capaz de amenizar a dor, sendo necessário uma combinação de modalidades, como, por exemplo, medicamentos, fisioterapia, bloqueio simpático, tratamentos psicológicos, neuromodulação, entre outros, capazes de restabelecer a saúde do indivíduo e possibilitar a execução de atividades básicas do dia a dia com mais qualidade.REFERÊNCIAS:
https://pebmed.com.br/sindrome-dolorosa-regional-complexa-diagnostico-e-tratamento/
https://www.scielo.br/j/rba/a/VvyNPB4RfZT7GKNNrPVGGZx/?lang=pt
A clínica do Dr. Orlando Colhado, Clinidor - Clinica de dor é a primeira clinica especializada em atendimento de pacientes com os mais diversos tipos de dor a se instalar em Maringá e uma das primeiras do Paraná, já tendo tratado de pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países. Existem vários tipos de doenças que provocam dor, como as degenerativas musculoesqueléticas, como as artroses, as cefaleias, dor lombar baixa (maior causa de inabilidade para o trabalho no mundo), doenças oncológicas, entre varias outras.
Ótimo doutor!
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora e o ambiente do consultório é muito agradável.
Ótimo médico
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Excelente profissional