Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes

Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes
Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes

A Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA) engloba um grupo de doenças autoimunes, que se desenvolvem entre indivíduos geneticamente propensos após sua exposição a um agente adjuvante, como acontece nos fenômenos adversos pós-vacinais.

Na Síndrome de ASIA, os agentes presentes em uma determinada vacina são considerados corpos estranhos pelo organismo, o que desencadeia uma reação imunológica anormal e coloca o nosso corpo em estado de defesa contra ele mesmo.

Como consequência, ocorrem uma série de processos inflamatórios, fazendo com que o paciente com Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes apresente:

  • fraqueza e dores musculares;
  • mialgia;
  • artrite;
  • artralgia;
  • alterações cognitivas;
  • perda de memória;
  • distúrbios de sono;
  • fadiga crônica;
  • problemas no sistema nervoso;
  • boca seca;
  • febre.

Além disso, a Síndrome de ASIA pode levar ao desenvolvimento de outras doenças autoimunes, como hipertireoidismo, hipotireioidsimo, diabetes do tipo 1, artrite reumatoide, esclerose múltipla e lúpus eritematoso sistêmico.

Felizmente, a síndrome de ASIA acomete apenas uma minoria de indivíduos, que possuem uma rara predisposição genética à autoimunidade induzida pelos fármacos presentes na vacina.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.

Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email