Os sinais mais comuns da erupção dentária são desconforto, inquietação, irritabilidade, perda do apetite, febre de até 37,6 graus e sono agitado. É bastante comum a criança mastigar os brinquedos, chupeta, mamadeira e os dedos, para o alivio do desconforto dessa região. A produção de saliva pode aumentar, o que ocasiona tosse e muita salivação. Isto pode causar uma erupção cutânea no rosto do bebê, pescoço e tórax.
A criança pode sentir dor, coceira e a gengiva pode ficar levemente inchada na zona de erupção dos dentes. Algumas vezes a gengiva pode aparecer azulada ou roxa, em vez da cor natural que é rosa. Esta condição não é um problema e geralmente se resolve com a erupção dos dentes. O desconforto pode ser ainda mais forte, quando os caninos e os molares estiverem erupcionando, já que estes são mais largos que os outros dentes.
Existem algumas maneiras de aliviar o desconforto do bebe, como adicionar Camomilina C (usar o pó que está dentro da drágea) na mamadeira ou suco uma vez ao dia alivia muito esse desconforto. O uso de mordedores, especialmente os que podem ser resfriados na geladeira são extremamente válidos. Um pano limpo para massagear a região tamb;em ajuda bastante. O uso de analgésicos sistêmicos tais como, também podem ajudar o desconforto, mas sempre com o a supervisão do seu Pediatra.
Alguns eventos associados com a erupção dentária pode exigir a consulta com o Pediatra, como febre acima de 37,6 graus, diárreia e vômitos. Se a febre durar mais de 48 horas ou acima de 38 graus procure seu medico. Sinais de infecção gingival incluem vermelhidão ou inchaço extreme, presença de secreção purulenta, e calor na área afetada. Essas condições devem ser examinadas por um Odontopediatra.
Rafaella Rodrigues Penha de Souza – Odontopediatria – CRO 23-494 - PR
Dra. Rafaella Rodrigues Penha de Souza.
Tem experiência na área de clínica, atendimento me clínica geral desde 2012, especialista em protése dentária pela instituição da Uningá.
Especialista em odontopediatria pela Associação Maringaense de Odontologia AMO no ano de 2018.