Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo/SP

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

Dr. Marcio Navarro
Cirurgião Plástico
  • End. 1
  • End. 2
Av. Pedro Taques, 294 - - Maringá. PR
Dr. Luiz Carvalho Simão
Neurocirurgião
  • End. 1
Rua Paissandu, 1400 - Jaú - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Consultório Médico Dr. Olivato
Clínica de Saúde
  • End. 1
Rua Capitão Manoel Bento, 178 - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Ana Escobar
Pediatra
  • End. 1
R Itacolomi, 601 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Ana Beatriz Teixeira Vianna
Psiquiatra
  • End. 1
Av. Cauaxi,, N° 293, - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Bruno Cosme
Medicina do Esporte
  • End. 1
  • End. 2
Clínica Albuquerque, Rua Bento Andrade, 319, - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Claudia Tavares
Dentista
  • End. 1
  • End. 2
Rodovia Raposo Tavares, S/N Km 22 - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Rafael Azevedo
Dermatologia
  • End. 1
Rua Joaquim Floriano, 1052 - Moema - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Fisioterapia Itaim Bibi
Fisioterapia Itaim Bibi

O fisioterapeuta ainda é visto como um profissional voltado apenas para reabilitação de traumas ortopédicos, que atua principalmente com atletas e idosos, algo que faz com que muitas pessoas não saibam quando devem buscar ajuda desse profissional. Desmistificando o imaginário daqueles que não o conhecem, ao longo deste artigo, iremos esclarecer o  que faz esse profissional multifacetado, mas antes de começarmos, quero te fazer uma pergunta:

Fisioterapia Itaim Bibi

  • Você sabe onde pode encontrar um fisioterapeuta qualificado? - Fisioterapeuta Itaim Bibi

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a sua primeira consulta com um fisioterapeuta, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados! Fisioterapia Itaim Bibi

Em  Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, você pode encontrar uma ampla gama de fisioterapeutas, prontos para cuidar de você e te proporcionar muito mais qualidade de vida!

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Fisioterapia Itaim Bibi e ao especialista como Fisioterapeuta Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

Fisioterapia Itaim Bibi

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

Fisioterapia Itaim Bibi

Continue sua leitura a seguir

Fisioterapia Itaim Bibi

  • O que faz um fisioterapeuta? - Fisioterapia Itaim Bibi

Fisioterapia é uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções cinéticas ou funcionais de diversos órgãos e sistemas do corpo humano. Assim, o Fisioterapeuta Itaim Bibi é um profissional versátil, que estuda, diagnostica, previne e trata problemas como, por exemplo:

- Lesões e recuperação esportiva: O Fisioterapeuta Itaim Bibi pode atuar com atletas na prevenção ou no tratamento de lesões;

- Promove o alívio de dores: A fisioterapia pode auxiliar pacientes que buscam por práticas manuais e terapêuticas para promover o alívio de dores musculares;

- Má postura: Através de técnicas como RPG e pilates, o Fisioterapeuta Itaim Bibi pode oferecer melhores hábitos posturais para os seus pacientes;

- Insônia: O Fisioterapeuta Itaim Bibi pode ajudar a resolver problemas como bruxismo e síndrome das pernas inquietas, que prejudicam a qualidade do sono;

- Incontinência urinária: O Fisioterapeuta Itaim Bibi uroginecológico pode tratar a incontinência urinária e outros problemas relacionados a esse sistema, através de aparelhos e exercícios específicos;

- Acompanhamento completo ao longo de uma gestação: Os especialistas em saúde da mulher podem auxiliar no treinamento do parto, contribuem para uma melhora postural e para que a gestante retorne ao seu peso anterior a gravidez.

Fisioterapia Itaim Bibi

  • Quando devo procurar esse profissional? - Fisioterapia Itaim Bibi

É comum que os pacientes sejam encaminhados para um Fisioterapeuta Itaim Bibi em caso de lesões ou fraturas, logo após o período de repouso. No entanto,  você pode buscar ajuda desse profissional em qualquer uma das situações descritas anteriormente, seja para iniciar um tratamento ou apenas para promover a prevenção de problemas futuros.

Esse é o caso de gestantes ou daqueles que querem manter seus movimentos durante a terceira idade, evitando a senilidade e envelhecendo de forma saudável. Uma sessão de fisioterapia pode te ajudar a ter mais qualidade de vida e bem-estar, permitindo que sua flexibilidade e os seus músculos sejam trabalhados durante, o que garante um bom desempenho nas suas atividades cotidianas.

Fisioterapia Itaim Bibi

  • O que acontece em uma sessão de fisioterapia? - Fisioterapia Itaim Bibi

As sessões de fisioterapia costumam durar cerca de 40 minutos, sendo direcionadas de acordo com o diagnóstico do paciente e com o objetivo do tratamento. De modo geral, a primeira sessão consiste na avaliação física, anamnese do paciente, na realização de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

Fisioterapia Itaim Bibi

  • Conclusão: Quak a real mportância da Fisioterapia? - Fisioterapia Itaim Bibi

De fato, a Fisioterapia Itaim Bibi tem papel fundamental na manutenção, no desenvolvimento e reabilitação dos órgãos e sistemas do organismo humano.

Fisioterapia Itaim Bibi
Lembre-se: Você pode encontrar um fisioterapeuta, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Fisioterapia Itaim Bibi ou Fisioterapeuta Itaim Bibi, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Perca de peso Zona Sul / São Paulo
Perca de peso Zona Sul / São Paulo

Texto escrito por: Susan França Guimarães - Nutricionista São Paulo

 

Primeira coisa que você precisa entender é que DIETA significa estilo de vida, modo de vida, educação alimentar ou seja, para emagrecer você precisa de um modo de vida com hábitos alimentares que te levem a esse objetivo.

Não estou dizendo que você precisa fazer dieta restritiva ao extremo para emagrecer, jejum intermetente, dietas sem acompanhamento profissional, dieta da amiga, da internet…

É fato que para emagrecer você precisa de DÉFICIT CALÓRICO, ou seja comer menos e gastar mais energia.

Mas como assim nutri se você fala que podemos emagrecer sem o fardo das dietas restritivas….isso mesmo RESTRITIVAS…pois acredito que podemos comer com equilíbrio, respeitando e entendendo os sinais de fome e saciedade, fazendo boas escolhas e que nutram nosso corpo, você pode comer com prazer, com consciência, com a estratégia que mais se adequa a sua rotina e realidade. Sem sofrimento!

Você só conseguirá seguir uma alimentação que melhor se adequar ao seu estilo de vida!

Cuide do seu corpo, você mora nele!

São vários os hábitos que você pode adotar para cuidar melhor do seu corpo e mantê-lo saudável:
-Manter uma alimentação equilibrada;
-Praticar uma atividade ou exercício físico;
-Tirar um tempo pra relaxar;
-Cuidar da sua saúde física e mental.

Meus locais de atendimento ficam em São Paulo, no bairro Ipiranga próximos a estação de metrô Sacomã.

Ver matéria
Mamoplastia com implante submuscular - Mamoplastia São Paulo / SP
Mamoplastia com implante submuscular - Mamoplastia São Paulo / SP

Apesar de nós, cirurgiões plásticos de São Paulo, sermos responsáveis por auxiliar nossas pacientes na escolha do tipo de prótese mais indicada para cada biótipo, muitas mulheres chegam ao meu consultório decididas pela mamoplastia com implante submuscular.


O implante submuscular é indicado para mulheres que têm pouco ou nenhum volume mamário e desejam conferir um tamanho maior aos seios. Nessa técnica, a prótese é inserida atrás do músculo peitoral, gerando algumas vantagens interessantes para as pacientes que podem se beneficiar dela.
A principais vantagens do implante submuscular são:
- Oferece maior sustentação a prótese, mantendo essa mama mais tempo na sua posição;
- Reduz as chances de alguns eventos adversos tais como, rotação da prótese e contratura capsular;
- Em pacientes com pouco tecido proporciona um resultado estético  mais natural.
Por fim, quero ressaltar os efeitos na autoestima e no bem-estar da mulher. Os seios são uma parte do corpo feminino que está intrinsecamente ligada à autoestima, logo, a partir da mamoplastia com implante submuscular, há um aumento na autoconfiança, fazendo com que esse procedimento vá muito além da vaidade.
Apesar de parecer exagerado, uma simples prótese de silicone tem o poder de transformar por completo a vida de uma mulher que se submete a essa cirurgia.

Mamoplastia com implante São Paulo 

Apesar de parecer exagerado, uma simples prótese de silicone tem o poder de transformar por completo a vida de uma mulher que se submete a essa cirurgia.

Os seios são uma parte do corpo feminino que está intrinsecamente ligada à autoestima, logo, a partir de procedimentos como a mamoplastia com implante submuscular, pode haver um aumento na autoconfiança da paciente.

O implante submuscular é indicado para mulheres que têm pouco ou nenhum volume mamário e desejam conferir um tamanho maior aos seios. A prótese é inserida atrás do músculo peitoral, gerando algumas vantagens interessantes para as pacientes que podem se beneficiar dela.

Ver matéria
Abdominoplastia: Como é realizado o procedimento? Abdominoplastia São Paulo
Abdominoplastia: Como é realizado o procedimento? Abdominoplastia São Paulo

A abdominoplastia é uma das cirurgias mais procuradas em todo o mundo, realizada com o objetivo reduzir o excesso de gordura e pele no abdômen, tratando a flacidez dos músculos. A abdominoplastia também permite reposicionar os músculos abdominais que tiveram sua estrutura alterada como consequência de uma diástase ou de uma hérnia e também pode ser associada a outros procedimentos, como a lipoaspiração, contribuindo para a melhora do contorno do abdômen.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para a realização desse procedimento e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Plásticos certificados e prontos para realizar o procedimento ao procurar pelos termos Cirurgião Plástica São Paulo ou Abdominoplastia São Paulo. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Cirurgião Plástica São Paulo e ao procedimento como Abdominoplastia São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Abdominoplastia: o que é? - Abdominoplastia São Paulo

A cirurgia de abdominoplastia permite eliminar o excesso de pele e de gordura do abdómen, assim como reforçar os seus músculos, sendo indicada para pacientes que perderam uma quantidade significativa de peso, sendo que essa não é uma cirurgia focada no emagrecimento. Essa cirurgia pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres, sendo indicada principalmente para mulheres que após uma gravidez, ficaram com a região da barriga com muita flacidez.

 

Como é o preparo da cirurgia ? -  Abdominoplastia São Paulo

Antes da realização da abdominoplastia, é importante que o Cirurgião Plástico São Paulo realize uma avaliação pré-operatória com o paciente, verificando se existe algum risco que possa gerar complicações durante a cirurgia. Sendo assim, é comum que o Cirurgião Plástico São Paulo indique exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e fatores relacionados à idade, por exemplo.

Caso o Cirurgião Plástico São Paulo verifique que não há riscos para a realização do procedimento, a abdominoplastia pode ser agendada, sendo importante que o paciente não consuma álcool, evite fumar ou tome medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes da cirurgia.

 

Como é realizado o procedimento? - Abdominoplastia São Paulo

A abdominoplastia possui uma duração que varia de 2 a 4 horas, sendo realizada com a aplicação de uma anestesia peridural. A partir do momento que a anestesia surte efeito, o  Cirurgião Plástico São Paulo faz um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, para que o excesso de gordura, de tecidos e pele possam ser removidos e os músculos abdominais possam ser costurados.

Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, o  Cirurgião São Paulo pode realizar um corte ao redor do umbigo, para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. Em seguida, o médico realiza o fechamento dos cortes realizados na pele através de suturas, adesivos de pele ou fitas.

 

Como é o pós-operatório? - Abdominoplastia São Paulo

Durante os primeiros dias de pós-operatório é recomendado que o paciente ande com a coluna curvada, sem esticar muito o abdômen e evitando que a cicatriz seja forçada, o que pode fazer com que os pontos abram.

 

Como fica a cicatriz resultante do procedimento? - Abdominoplastia São Paulo

O Cirurgião Plástico São Paulo planeja a cicatriz resultante da abdominoplastia para que ela fique escondida pela roupa. Entretanto, para que a cicatriz não fique notória, o paciente deve seguir as orientações passadas pelo cirurgião e fazer uso das medicações analgésicas pós-operatórias, conforme prescrito pelo Cirurgião Plástico São Paulo

Se você deseja realizar a cirurgia sem medo, a dica da Guia Saúde é que procure por profissionais certificados e verificados. Você pode encontrar uma gama de cirurgiões plásticos com essas qualificações, seja em São Paulo ou em todo Brasil, buscando pelos termos Cirurgião Plástico São Paulo ou Abdominoplastia São Paulo no site da Guia Saúde Cidades. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Dispareunia: É normal sentir dores durante uma relação sexual? - Dispareunia São Paulo
Dispareunia: É normal sentir dores durante uma relação sexual? - Dispareunia São Paulo

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Dispareunia São Paulo.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao problema como Dispareunia São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia São Paulo

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia São Paulo

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista São Paulo poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia São Paulo

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista São Paulo o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia São Paulo

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista São Paulo para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista São Paulo poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Dispareunia São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Conheça as cirurgias mais comuns do aparelho digestivo - Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo
Conheça as cirurgias mais comuns do aparelho digestivo - Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo

A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que trata do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, essa especialidade realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para essa especialidade e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Gastroenterologistas certificados e verificados, prontos para te ajudar, procurando pelos termos Gastroenterologistas São Paulo ou Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Gastroenterologistas São Paulo e ao procedimento como Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site, quando for buscar por um especialista nessa área médica.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

Qual a função e quais órgãos compõem o aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo

Conforme citado acima, o aparelho digestivo é formado por um conjunto de órgãos começando pela boca e englobando faringe, estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus. No entanto, os procedimentos desta especialidade ainda podem incluir anexos como, por exemplo, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula biliar.

Como é composto por uma grande quantidade de órgãos, conforme a necessidade, pode ser que o Gastroenterologistas São Paulo necessite agir em conjunto com outras especialidades ou subespecialidades, como por exemplo, a hepatologia, em casos de problema no fígado, e coloproctologia, especializada em cirurgias do intestino grosso.

Além disso, a cirurgia do aparelho digestivo também abrange exames, além da consulta comum com exame físico e histórico médico. Entre eles estão:

  • Endoscopia digestiva alta: Este exame avalia a qualidade das paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar doenças como úlcera e gastrite;
  • Colonoscopia: Avalia condições relacionadas ao intestino grosso.

Por fim, podem ser solicitados exames de sangue para que o Gastroenterologista São Paulo possa analisar a glicemia, o colesterol, as proteínas do sangue, a produção de enzimas do fígado e a função hepática do paciente.

Como funciona o Aparelho Digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo

O aparelho digestivo é um sistema complexo do corpo humano, sendo composto por vários órgãos interligados, que tem como finalidade a digestão dos alimentos. Tudo começa pela boca e sua estrutura formada pela língua, dentes e glândulas salivares, que já iniciam o trabalho de triturar e iniciar o processo de digestão dos alimentos.

Após esta primeira etapa da mastigação, que deve ser muito bem realizada, o alimento segue para os órgãos seguintes, como o esôfago, o estômago e os intestinos dando continuidade ao processo digestivo. Estando este sistema em pleno funcionamento, uma pessoa consegue adquirir através da alimentação tudo o que precisa para viver.

Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns distúrbios neste sistema, prejudicando a saúde do paciente como um todo, já que a digestão está intimamente atrelada à saúde do organismo em sua plenitude. Na maior parte dos casos, tratamentos com medicamentos podem resolver, entretanto, para situações mais graves, pode ser necessária a realização de algum tipo de  procedimento cirúrgico sobre o aparelho digestivo.

A cirurgia do aparelho digestivo trata quais doenças? - Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um Gastroenterologista São Paulo através da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica dos Gastroenterologistas São Paulo.

Os Gastroenterologistas São Paulo dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

Quais são as principais cirurgias realizadas? - Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo

A cirurgia no aparelho digestivo pode ser realizada de duas formas: laparotomia, com cortes no abdômen e manuseio de visão direta; ou laparoscopia, através de pequenos cortes, visualização por microcâmera e manuseio por pinças com ou sem auxílio de um robô. Esta última tem trazido diversos benefícios para a especialidade, sobretudo uma redução nos tempos de internação, recuperação e um pós-operatório mais tranquilo.

Dentre as intervenções cirúrgicas mais comuns dessa especialidade médica, encontram-se gastrectomia, ostomia, hernioplastia, apendicectomia e hemorroidectomia. Conheça um pouco sobre cada uma.

Gastrectomia: Cirurgia de retirada total ou parcial do estômago, realizada em pacientes com tumores benignos no estômago, com úlceras em estágio avançado, pessoas que correm risco de morte por causa da obesidade e outros.

Ostomia: Consiste numa técnica em que é criada uma comunicação do órgão interno com o externo, apresentando o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. No caso da ostomia digestiva, as fezes são expelidas por esse canal, podendo ser um procedimento permanente ou temporário.

Hernioplastia: Hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos ou são adquiridas de camadas das paredes do abdômen. Essa cirurgia prevê a restituição da estrutura anatômica abdominal.

Apendicectomia: O apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que lembra o formato de um dedo e fica localizado na região inferior direita do abdômen. Quando se inflama ou se infecciona, é necessário fazer a remoção dele através da cirurgia.

Hemorroidectomia: Hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na parte do reto ou do ânus. A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento da hemorroida e acontece normalmente quando falha o tratamento clínico.

Existem muitos outros tipos de cirurgias do aparelho digestivo, sendo importante ressaltar que algumas doenças não precisam de intervenção cirúrgica, já que somente o tratamento clínico é capaz de tratá-las. Cabe ao Gastroenterologista São Paulo avaliar o quadro do paciente e decidir ou não pela cirurgia.

Lembre-se: Você pode encontrar um gastroenterologista especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, credenciado e verificado, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Gastroenterologista São Paulo ou Cirurgia do Aparelho Digestivo São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA