Clínicas

Selecione...

Região

São Paulo/SP

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

São Paulo/SP

O profissional não possui matéria cadastrada.
Tamires Rosa de Moura
Psicologia
  • End. 1
, - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Alessando Neves
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues,, 46 - Vila Nova Conceição - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Michele Bertazzo
Fisioterapeuta
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Monik Lenk
Psicologia
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
OdontoLabate
Clínica Odontológica
  • End. 1
Rua José Félix de Oliveira, 1100 - Cotia - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR. LUIZ CARLOS DE MELO BARBOZA JUNIOR
Otorrinolaringologista
  • End. 1
, - - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Cristiane Borsatto Santiago
Psicologia
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Luciana Baptista Vieira
Dermatologia
  • End. 1
, - Itanhaem - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.
Karime Fiacadori Horaguti
Cirurgião(a) Dentista
  • End. 1
, - Peruíbe - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Lipoaspiração HD entenda o que é, como funciona e os cuidados no pós-operatório - Lipoaspiração HD São Paulo
Lipoaspiração HD entenda o que é, como funciona e os cuidados no pós-operatório - Lipoaspiração HD São Paulo

A Lipoaspiração HD é uma técnica de lipoaspiração que consiste na remoção do excesso de gordura em um paciente, concedendo em seu resultado uma maior definição da musculatura corporal e podendo ser realizada em praticamente todas as áreas do corpo, principalmente nas regiões que tendem a desenvolver flacidez pós-lipoaspiração ou naquelas que já estão flácidas antes do procedimento.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para realização da Lipoaspiração HD e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos, especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Lipoaspiração HD São Paulo ou Cirurgião Plástico São Paulo.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Lipoaspiração HD São Paulo e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipo HD? - Lipoaspiração HD São Paulo

A lipoaspiração é um técnica na qual é realizada a sucção da gordura localizada abaixo da pele, com o uso de um lipoaspirador e de cânulas, enquanto a lipo HD realiza a sucção dos depósitos de gordura, reforçando os sulcos entre os músculos e concedendo ao paciente uma maior definição muscular, através do uso de tecnologias avançadas. A lipo HD pode ser realizada no:

  • Abdômen;
  • Lombar;
  • Flancos;
  • Peitoral;
  • Costas;
  • Braços;
  • Coxas.

 

Quem são os candidatos ideais para o procedimento? - Lipoaspiração HD São Paulo

Os candidatos ideais são as pessoas que possuem hábitos de vida saudáveis, praticam algum tipo de exercício físico e seguem uma alimentação balanceada. A lipo HD não é uma técnica voltada para emagrecimento, mas sim para definição muscular. Nesse sentido, pacientes com sobrepeso, obesos e sedentários não se beneficiam dessa técnica, fato que se dá principalmente pelo excesso de gordura na região abdominal e nos membros.

Para que o procedimento ocorra, o paciente deve se submeter previamente a uma avaliação médica, realizando exames como:

  • Hemograma completo;
  • Exame de urina com urocultura;
  • Eletrocardiograma e risco cirúrgico.

Outras solicitações podem ser realizadas de acordo com as condições individuais do paciente, assim como o Cirurgião Plástico São Paulo pode fazer recomendações individuais, como a suspensão do tabagismo ou verificar o uso de medicamentos utilizados pelo paciente.

 

Como funciona o procedimento? - Lipoaspiração HD São Paulo

A lipo HD pode ser realizada com o uso de anestesia local, peridural ou geral. O procedimento é feito através de pequenas incisões na região operada, por onde será inserida uma cânula especial que fará a sucção da gordura. Esse equipamento utiliza ondas ultrassônicas que quebram o tecido adiposo, tornando o procedimento minimamente invasivo. Além disso, o uso de uma cânula diferenciada garante um melhor resultado, reduzindo a incidência de efeitos colaterais comuns a esse tipo de intervenção, como dores e hematomas.

Outra vantagem inerente a essa técnica está no maior controle da região lipoaspirada, assegurando alta definição dos músculos e ressaltando a sua aparência na pele. A aproximação da musculatura do corpo com a pele ocorre após a eliminação do tecido gorduroso, sendo essa técnica mais acentuada que as demais formas de lipoaspiração.

 

Lipo HD: Baixa, média e alta definição - Lipoaspiração HD São Paulo

Existem diferentes tipos de lipo HD, de modo que o paciente e o Cirurgião Plástico São Paulo podem definir o tipo mais adequado para cada caso específico. Durante a marcação da cirurgia, o Cirurgião Plástico São Paulo pode realizar a marcação dos metâmeros em linhas horizontais entre os músculos abdominais ou marcações na linha central e lateral do abdômen. Cada tipo de marcação possui influência no resultado esperado pelo paciente, ressaltando assim a importância de definir com o Cirurgião Plástico São Paulo as expectativas sobre o resultado.

 

Quais os cuidados no pós-operatório? - Lipoaspiração HD São Paulo

Sendo um procedimento cirúrgico invasivo, a lipo HD exige alguns cuidados, principalmente em relação aos cuidados com os traumas decorrentes da sucção de tecidos das células adiposas, que podem gerar complicações como inchaço, edemas, acúmulo de líquido, entre outros. Ao seguir à risca as orientações fornecidas pelo Cirurgião Plástico São Paulo, o paciente pode minimizar o tempo da recuperação e garantir resultados finais satisfatórios em menos tempo.

De modo geral, o paciente deve permanecer em repouso por pelo menos 14 dias após o procedimento. Além disso, a drenagem linfática é uma técnica de massagem recomendada para pacientes que realizam qualquer tipo de cirurgia, contribuindo para um melhor transporte de líquidos por meio das paredes dos vasos sanguíneos, eliminando adequadamente as toxinas do corpo e reduzindo edemas, seromas e nódulos que eventualmente se formam durante a cicatrização.


Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Lipoaspiração HD São Paulo ou Cirurgião Plástica São Paulo. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Rinoplastia: O que é, como é feita e pós-operatório - Rinoplastia São Paulo
Rinoplastia: O que é, como é feita e pós-operatório - Rinoplastia São Paulo

A Rinoplastia é um procedimento que não admite erros, já que a cirurgia modifica toda a estrutura nasal, incluindo os ossos e a cartilagem, alterando a forma e a proporção do nariz. Se bem-sucedida, o resultado da Rinoplastia será um nariz muito mais harmonioso com o restante da face. Para que isso aconteça, antes da rinoplastia ser realizada, é necessário que o paciente passe por uma série de exames, analisando o risco do procedimento.

Além disso, uma vez que cada indivíduo possui características físicas diferentes, o resultado será único e isso exige uma análise minuciosa do cirurgião, para que tudo ocorra conforme esperado pelo paciente.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para a realização desse procedimento e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Plásticos certificados e prontos para realizar o procedimento ao procurar pelos termos Cirurgião Plástico São Paulo ou Rinoplastia São Paulo. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Cirurgião Plástico São Paulo e ao procedimento como Rinoplastia São Paulo.

Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Rinoplastia: Como o procedimento é realizado? - Rinoplastia São Paulo

O objetivo da rinoplastia é melhorar a estética nasal e promover harmonia com as demais linhas faciais, ou para casos onde a respiração está severamente comprometida. A rinoplastia é capaz de minimizar alguns problemas respiratórios, decorrentes de deformidades provocadas por lesões ou por defeitos congênitos, como o desvio de septo e a hipertrofia de corneto.

A rinoplastia pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres, possuindo somente restrição de idade, podendo ser feita somente a partir dos 15 anos e em pacientes acima dos 60 ano,s é necessário passar por uma avaliação criteriosa e realizar alguns exames específicos, já que com o avanço da idade a cartilagem tende a enfraquecer.

A rinoplastia é realizada com o paciente sob efeito de anestesia local ou geral, onde o Cirurgião Plástico São Paulo realiza uma pequena incisão na parte interna do nariz ou no tecido que recobre as narinas para possibilitar a remodelação deste. A cirurgia tem em torno de 2 horas de duração e, se tudo ocorrer conforme o esperado, o tempo de internação é de 12 a 24 horas após o término da cirurgia. 

 

Como é o pré-operatório da rinoplastia? - Rinoplastia São Paulo

Antes da rinoplastia ser realizada, é necessário que o paciente passe por uma série de exames laboratoriais, que analisam o risco do procedimento, e por consultas com o Cirurgião Plástico São Paulo para a realização de exames clínicos e para delinear as expectativas do resultado. Se  o objetivo da rinoplastia for somente para finalidades estéticas, a estrutura nasal do paciente deverá ser avaliada como um todo pelo Cirurgião Plástico São Paulo, considerando a parte interna e a parte externa do nariz. O exame mais indicado para isso é a endoscopia nasal, pelo qual poderá ser definida a melhor técnica para a cirurgia e se as possibilidades de resultado estão de acordo com o que o paciente almeja.

 

Como é o pós-operatório da cirurgia? - Rinoplastia São Paulo

Os primeiros dias após a rinoplastia são os mais complexos, sobretudo as primeiras 48 horas. A sensibilidade da região e a demora na cicatrização são alguns dos fatores que podem gerar desconforto aos pacientes. Além da obstrução nasal, podem ocorrer sangramentos, incômodos devido ao apoio utilizado para proteger a nova estrutura do nariz e um pouco de dor, que pode ser controlada através da medicação indicada pelo Cirurgião Plástico São Paulo

Após a fase inicial da recuperação da Rinoplastia, os pacientes vão, aos poucos, voltando à rotina, geralmente a partir dos 7 primeiros dias. Gradualmente, o nariz diminui o inchaço, revelando a nova estrutura.  Depois de 4 semanas, normalmente, já é possível retornar às atividades esportivas. Em geral, os resultados completos da Rinoplastia aparecem após 1 ano da realização do procedimento cirúrgico.

Durante o processo de recuperação de uma Rinoplastia, os pacientes devem evitar a exposição aos raios solares, uma vez que o sol pode prejudicar a cicatrização, além de poder formar eventuais pigmentações na pele. É importante, portanto, seguir as recomendações do Cirurgião Plástico São Paulo à risca, evitando assim possíveis complicações.

 

Quais os riscos de uma cirurgia plástica no nariz? - Rinoplastia São Paulo

Independente da finalidade, qualquer cirurgia é acompanhada de riscos, afinal, são procedimentos invasivos e que provocam alterações  no corpo. Na rinoplastia, isso não é diferente, sendo um fator fundamental para garantir o sucesso do procedimento realizar este com um cirurgião que seja membro da SBCP. Desta maneira, o paciente garante que o resultado do procedimento será harmônico, sem causas desproporções entre o nariz e a face, tirando a naturalidade do resultado.

Além da possibilidade de um resultado desproporcional, uma rinoplastia que não é executada da maneira correta pode ocasionar em desvios da ponta do nariz, dificuldades para respirar, obstrução nasal, apneia do sono, trombose profunda, entre outros. Os cuidados no pós-operatório também são essenciais para evitar que alguns outros riscos possam ser elevados, principalmente no processo de cicatrização ou infecções nasais.


Lembre-se: Se você deseja realizar a cirurgia sem medo, a dica da Guia Saúde é que procure por profissionais certificados e verificados. Você pode encontrar uma gama de cirurgiões plásticos com essas qualificações, buscando pelos termos Cirurgião Plástico São Paulo ou Rinoplastia São Paulo no site da Guia Saúde Cidades. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Fisioterapia Itaim Bibi
Fisioterapia Itaim Bibi

O fisioterapeuta ainda é visto como um profissional voltado apenas para reabilitação de traumas ortopédicos, que atua principalmente com atletas e idosos, algo que faz com que muitas pessoas não saibam quando devem buscar ajuda desse profissional. Desmistificando o imaginário daqueles que não o conhecem, ao longo deste artigo, iremos esclarecer o  que faz esse profissional multifacetado, mas antes de começarmos, quero te fazer uma pergunta:

Fisioterapia Itaim Bibi

  • Você sabe onde pode encontrar um fisioterapeuta qualificado? - Fisioterapeuta Itaim Bibi

Assim como qualquer profissional, antes de realizar a sua primeira consulta com um fisioterapeuta, você deve procurar por um profissional de confiança, com recomendações e em uma plataforma segura. Esse é o caso da Guia Saúde, uma plataforma que reúne apenas profissionais certificados e verificados! Fisioterapia Itaim Bibi

Em  Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, você pode encontrar uma ampla gama de fisioterapeutas, prontos para cuidar de você e te proporcionar muito mais qualidade de vida!

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Fisioterapia Itaim Bibi e ao especialista como Fisioterapeuta Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

Fisioterapia Itaim Bibi

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

Fisioterapia Itaim Bibi

Continue sua leitura a seguir

Fisioterapia Itaim Bibi

  • O que faz um fisioterapeuta? - Fisioterapia Itaim Bibi

Fisioterapia é uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções cinéticas ou funcionais de diversos órgãos e sistemas do corpo humano. Assim, o Fisioterapeuta Itaim Bibi é um profissional versátil, que estuda, diagnostica, previne e trata problemas como, por exemplo:

- Lesões e recuperação esportiva: O Fisioterapeuta Itaim Bibi pode atuar com atletas na prevenção ou no tratamento de lesões;

- Promove o alívio de dores: A fisioterapia pode auxiliar pacientes que buscam por práticas manuais e terapêuticas para promover o alívio de dores musculares;

- Má postura: Através de técnicas como RPG e pilates, o Fisioterapeuta Itaim Bibi pode oferecer melhores hábitos posturais para os seus pacientes;

- Insônia: O Fisioterapeuta Itaim Bibi pode ajudar a resolver problemas como bruxismo e síndrome das pernas inquietas, que prejudicam a qualidade do sono;

- Incontinência urinária: O Fisioterapeuta Itaim Bibi uroginecológico pode tratar a incontinência urinária e outros problemas relacionados a esse sistema, através de aparelhos e exercícios específicos;

- Acompanhamento completo ao longo de uma gestação: Os especialistas em saúde da mulher podem auxiliar no treinamento do parto, contribuem para uma melhora postural e para que a gestante retorne ao seu peso anterior a gravidez.

Fisioterapia Itaim Bibi

  • Quando devo procurar esse profissional? - Fisioterapia Itaim Bibi

É comum que os pacientes sejam encaminhados para um Fisioterapeuta Itaim Bibi em caso de lesões ou fraturas, logo após o período de repouso. No entanto,  você pode buscar ajuda desse profissional em qualquer uma das situações descritas anteriormente, seja para iniciar um tratamento ou apenas para promover a prevenção de problemas futuros.

Esse é o caso de gestantes ou daqueles que querem manter seus movimentos durante a terceira idade, evitando a senilidade e envelhecendo de forma saudável. Uma sessão de fisioterapia pode te ajudar a ter mais qualidade de vida e bem-estar, permitindo que sua flexibilidade e os seus músculos sejam trabalhados durante, o que garante um bom desempenho nas suas atividades cotidianas.

Fisioterapia Itaim Bibi

  • O que acontece em uma sessão de fisioterapia? - Fisioterapia Itaim Bibi

As sessões de fisioterapia costumam durar cerca de 40 minutos, sendo direcionadas de acordo com o diagnóstico do paciente e com o objetivo do tratamento. De modo geral, a primeira sessão consiste na avaliação física, anamnese do paciente, na realização de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

Fisioterapia Itaim Bibi

  • Conclusão: Quak a real mportância da Fisioterapia? - Fisioterapia Itaim Bibi

De fato, a Fisioterapia Itaim Bibi tem papel fundamental na manutenção, no desenvolvimento e reabilitação dos órgãos e sistemas do organismo humano.

Fisioterapia Itaim Bibi
Lembre-se: Você pode encontrar um fisioterapeuta, no site da Guia Saúde Cidades, ao pesquisar pelos termos Fisioterapia Itaim Bibi ou Fisioterapeuta Itaim Bibi, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
 Quando deve ir a um dermatologista? ''Dermatologista São Paulo''
Quando deve ir a um dermatologista? ''Dermatologista São Paulo''

Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo e por ser responsável pela proteção e revestimento do nosso corpo, ela é um órgão que requer atenção. Existem cuidados que podem ser feitos diariamente para cuidar da pele, como mantê-la hidratada, higienizada e protegida dos raios solares. Contudo, existe um profissional especialista nos cuidados e tratamentos relacionados à pele, o dermatologista.

O estado de São Paulo reúne diversos dermatologistas e para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos utilizar os termos Dermatologista São Paulo, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que faz um dermatologista?

O Dermatologista São Paulo pode realizar a prevenção e o tratamento de acnes, alergias e até mesmo do câncer de pele, porém, com toda essa importância, quando falamos em dermatologia a maioria das pessoas atribui a função apenas a tratamentos estéticos, compreensão que está extremamente equivocada. Esse equívoco acarreta em outro problema: a maioria das pessoas não sabe quando deve procurar um dermatologista!

Após discorrermos sobre a atuação do Dermatologista São Paulo, em sequência, abordaremos qual o período em que se deve procurar esse profissional. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, incluindo acne, herpes, vitiligo, alergias, psoríase, verrugas, queda de cabelo e câncer de pele, existem mais de três mil doenças dermatológicas. Assim, realizar uma consulta com um Dermatologista São Paulo irá te possibilitar procurar por sinais de doenças que possam estar afetando a sua pele ou outros órgãos, como a dengue e o sarampo.

O que pode significar quando surgem manchas e pintas suspeitas na pele?

É fato que quando surge um sinal na pele, na maioria das vezes é benigno, porém, somente um Dermatologista São Paulo será capaz de avaliar e afirmar que aquele sinal é benigno e não maligno. Por isso, assim que surgir um sinal diferente na sua 

pele, não procrastine em procurar um Dermatologista São Paulo o mais rápido possível. Outros sinais que requerem sua atenção são lesões, como foliculite e furúnculos, queloides, o excesso de pelos, caspa, cistos e verrugas.

O que cada sinal pode significar?

Agora que esclarecemos a importância que a atuação de um Dermatologista São Paulo possui e quais são os sinais iniciais que devem te deixar em alerta para então procurá-lo, abaixo iremos citar alguns dos sinais mais comuns e suas possíveis causas e consequências.

Cravos e espinhas: A acne é uma lesão provocada pela produção em excesso de sebo pelas glândulas sebáceas, o que faz com que ocorra um aumento na oleosidade da pele e favorece o acúmulo de sujeira nos poros. Esse acúmulo ocasiona a proliferação de bactérias e resulta em cravos e espinhas. Além disso, existem outros fatores que podem levar a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, como fatores genéticos, fatores hormonais, estresse e fatores climáticos.

Coceiras, vermelhidão e descamação na pele: As descamações, coceiras e a vermelhidão na pele podem ser originárias de diversos fatores, desde picadas de insetos até a um possível câncer que esteja se desenvolvendo. Quando surgem manchas avermelhadas na pele e que coçam, elas podem ser em decorrência de alguma alergia ou de algum tipo de dermatite. Caso essas lesões não sejam tratadas de maneira correta, podem surgir feridas, em consequência da coceira e também infecções na pele.

Pele seca ou oleosa: Somente um Dermatologista São Paulo pode indicar produtos específicos para cada tipo de pele, desde protetores solares até tipos de tratamento.

Unhas fracas ou com manchas: As unhas frágeis, quebradiças ou que estão descamando podem indicar irritações, deficiências nutricionais e algumas doenças como micose, anemia, psoríase e distúrbios da tireoide. Esses são sinais de alerta graves, que devem ser avaliados por um dermatologista imediatamente, pois podem

Ver matéria
Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana
Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

Quando nos referimos ao termo "hipersensibilidade alimentar", estamos tratando de alergias e intolerâncias alimentares, que embora apresentem alguns sintomas em comum, são problemas totalmente diferentes.

 

A intolerância alimentar é uma resposta não tóxica do organismo à ingestão de determinados alimentos, em função de uma dificuldade no processo digestivo.

 

Distinguir uma intolerância alimentar de uma alergia não é uma tarefa fácil e requer que o paciente passe por uma minuciosa avaliação médica, por isso é importante buscar ajuda especializada em caso de suspeita de intolerância.

 

A Zona Sul do estado de São Paulo (Região que engloba os bairros: Campo Limpo, Capão Redondo , Capelinha , Chácara Santo Antônio, Cursino, Guarapiranga, Jardim Marajoara, Jd. Prudência, Sacomã, Socorro, Vila das Belezas e Vila Mariana) é um polo de referência para realização do exame de bioimpedância e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Nutricionistas certificados e prontos para te atender.

 

Busque pelos termos Nutricionista Vila Mariana ou  Intolerância Alimentar Vila Mariana (separadamente) em nosso buscador e encontre um profissional próximo a sua localidade. Você também pode trocar o nome da cidade (Vila Mariana) pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Intolerância alimentar: o que é? - Nutricionista Vila Mariana

Uma das principais etapas durante a digestão de um alimento é a absorção dos nutrientes. Na intolerância alimentar, os pacientes apresentam uma dificuldade ou incapacidade para absorver estes nutrientes, resultando em um desconforto extremo associado a outros sintomas.

 

A intolerância alimentar pode surgir a qualquer momento na vida do paciente, sendo mais frequente conforme ele envelhece. Isso se justifica porque a produção das enzimas utilizadas na decomposição dos alimentos diminui conforme envelhecemos, tornando o processo de digestão mais lento.

 

Os alimentos que provocam a intolerância são reconhecidos pelo organismo como estranhos e agressores, desencadeando uma reação imunológica com origem no intestino. Logo, são combatidos pelo sistema imunológico e se não forem neutralizados,  serão depositados em órgãos ou tecidos gerando processos inflamatórios e uma série de sintomas.

 

Quais são os sintomas da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

Em decorrência da dificuldade para a absorção de nutrientes, o organismo passa a reter e acumular as substâncias no estômago, o que resulta em sintomas como cólicas, dor de cabeça, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, dor abdominal, barriga inchada, necessidade iminente de defecar associada à diarreia, sensação de queimação no estômago, dor muscular, dor nas articulações, vermelhidão e coceiras na pele.

 

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, de uma maneira geral, estão associados ao sistema digestivo. Os pacientes que sofrem com intolerância alimentar podem sentir alguns desses sintomas logo após consumir o alimento ao qual possui intolerância. No entanto, em alguns casos o paciente pode ingerir pequenas quantidades do alimento em questão sem apresentar nenhum sintoma.

 

O diagnóstico é realizado através da análise dos sintomas apresentados e pode ser confirmado por meio de alguns exames, como o exame sangue, por exemplo. Buscar ajuda médica especializada de um Nutricionista Vila Mariana é fundamental para identificar o alimento que está provocando a intolerância.

 

Quais são os principais causadores da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

A intolerância alimentar pode ser desencadeada por diversos alimentos e por isso, é importante estar atento ao que se come e ao desenvolvimento ou não de sintomas após o consumo. Os principais causadores da intolerância alimentar são:

 

  • Trigo, cevada e centeio: O glúten presente nesses alimentos possui um enorme potencial para desencadear um processo de intolerância alimentar.

 

  • Alimentos de origem animal: Peixes, mariscos, leite e seus derivados, entre outros.

 

  • Alimentos de origem vegetal: Couve, espinafre, nozes, banana, tomate e morango.

 

  • Chocolate, café e refrigerantes à base de cola: A intolerância provocada por estes alimentos é de fácil identificação, pois rapidamente surgem os sintomas.

 

  • Castanha e amendoim: As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus, que em condições favoráveis, crescem em certos alimentos. As aflatoxinas podem resultar em alergias graves

 

  • Aditivos alimentares: Por serem altamente industrializados, realçadores, aromatizantes e conservantes podem provocar quadros de intolerância alimentar.

 

Como é realizado o tratamento da intolerância alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

Na maioria dos casos, ao excluir o alimento da dieta por tempo determinado e tratar a mucosa intestinal para que a microflora se recomponha, o quadro de intolerância é amenizado e o alimento poderá até mesmo ser reintroduzido à rotina do paciente, que deve regular sempre a quantidade e a frequência na qual é consumido.

 

O paciente também deverá observar se os alimentos que consome contém traços do responsável pela intolerância, o que pode levar ao surgimento dos sintomas. Além disso, de acordo com o tipo de intolerância, o Nutricionista Vila Mariana poderá indicar o uso de medicamentos que contenham enzimas digestivas.

 

O consumo desses medicamentos será indicado para quando o paciente for realizar uma refeição que contenha o alimento associado à intolerância ou traços dele.

 

Qual a diferença entre a intolerância e alergia alimentar? - Nutricionista Vila Mariana

A alergia alimentar, diferentemente da intolerância alimentar, ocorre quando o organismo tenta se defender da entrada de certos alimentos, mesmo que em pequenas quantidades, produzindo anticorpos para combatê-lo. Dessa forma, os sintomas têm início imediatamente após a ingestão do alimento.

 

O sintoma mais grave da alergia alimentar é o choque anafilático, que se não for tratado rapidamente, pode levar o paciente a óbito.

 

Conclusão

A intolerância alimentar é uma doença que pode acometer pessoas de qualquer idade e de forma súbita. Cortar por completo a ingestão dos alimentos responsáveis pode desencadear a intolerância é a melhor maneira de impedir a doença e reverter os seus sintomas.


Em caso de suspeita de intolerância alimentar, lembre-se: Você pode encontrar Nutricionistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando os termos Nutricionista Vila Mariana.

Ver matéria
Dispareunia: É normal sentir dores durante uma relação sexual? - Dispareunia São Paulo
Dispareunia: É normal sentir dores durante uma relação sexual? - Dispareunia São Paulo

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O estado de São Paulo, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Dispareunia São Paulo.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao problema como Dispareunia São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia São Paulo

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia São Paulo

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista São Paulo poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia São Paulo

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista São Paulo o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia São Paulo

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista São Paulo para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista São Paulo poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Dispareunia São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA