Clínicas

Selecione...

Região

Rio de Janeiro/RJ

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Rio de Janeiro/RJ

O profissional não possui matéria cadastrada.
Monique Sant' Anna
Psicologia
  • End. 1
Av. maria Teresa, 260, 260 - - Rio de Janeiro. RJ
Dr. Marcelo Alonso
Cirurgião Plástico
  • End. 1
  • End. 2
Bangu Shopping Rua Fonseca, 240 - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
Dr. Edmar Minchio
Cirurgião Plástico
  • End. 1
  • End. 2
Rua Silva Cardoso,, 405 - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
Dra Camilla Pillar
Cirurgião Plástico
  • End. 1
  • End. 2
Rua Lacerda Coutinho , 126 - - Florianópolis. SC
Dr. Márcio Luna
Acupunturista
  • End. 1
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1077 - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Karyna Bittencourt
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
  • End. 2
Rua Santa Clara, 98 - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
Dra. Jaline Martins - Habtat Consultórios
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Rua Siqueira Campos, 43 - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr Fernando Azevedo
Pneumologista
  • End. 1
, - Botafogo - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Exames pré-natal: quando começar, como são feitos e para que serve - Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca
Exames pré-natal: quando começar, como são feitos e para que serve - Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca

O acompanhamento médico pré-natal durante toda a gravidez é de suma importância para que a gestante possa esclarecer todas as suas dúvidas e realizar uma série de exames, a fim de verificar o seu estado de saúde e o do bebê.

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento pré-natal de uma gestação e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao tratamento como Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Quando o acompanhamento pré-natal deve ser iniciado? - Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca

O acompanhamento pré-natal deve ser iniciado assim que a gestante confirma a gravidez. As consultas devem ser realizadas uma vez por mês,  até a 28º semana de gestação, de 15 em 15 dias da 28º até a 36º semana e semanalmente a partir da 37º semana.

 

Durante a consulta pré-natal, o Ginecologista Barra da Tijuca poderá identificar possíveis riscos inerentes a gravidez, a idade gestacional e planejar junto à gestante os preparos para o parto, informando a possível data onde ele ocorrerá.

 

No pré-natal, a gestante recebe também informações sobre os seus direitos, os hábitos de vida que deve prezar ou evitar, a prescrição de medicamentos para lidar com as mudanças que ocorrem durante a gravidez e é orientada pelo Ginecologista Barra da Tijuca a respeito dos sinais de risco, aos quais deve estar atenta em cada etapa da gravidez.

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Como é realizada a consulta pré-natal? - Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca

A consulta pré-natal engloba a anamnese da gestante, a realização do exame físico, de exames laboratoriais e de imagem. Na consulta, o Ginecologista Barra da Tijuca verifica o peso, a pressão sanguínea, sinais de inchaço das pernas ou nos pés, a altura uterina, mede os batimentos cardíacos do feto, avalia as mamas da gestante e verifica as vacinas que ainda estão em falta.

 

Além disso, é muito importante que a gestante aproveite a consulta para esclarecer todas as suas dúvidas, perguntar sobre os incômodos que vem sentindo e compartilhar da experiência do Ginecologista Barra da Tijuca, a fim de obter todas as informações necessárias para minimizar os riscos da gravidez.

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Quais são os principais exames realizados na consulta pré-natal? - Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca

No Brasil, muitas mulheres engravidam sem realizar um planejamento prévio, o que pode proporcionar alguns riscos durante a gravidez e ressalta a importância da realização de exames durante o pré-natal. Os principais exames solicitados pelo Ginecologista Barra da Tijuca, são: 

  • Ultrassonografia;
  • Hemograma completo;
  • Teste de coombs;
  • Exame para descobrir qual o tipo sanguíneo do bebê e o fator Rh;
  • VDRL para sífilis;
  • HIV: vírus da imunodeficiência humana;
  • Sorologia para toxoplasmose;
  • Sorologia para rubéola;
  • Sorologia para citomegalovírus;
  • Sorologia para hepatite B e C;
  • Exame de fezes e urina.
  • Ginecologista Barra da Tijuca: Benefícios do acompanhamento pré-natal - Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca

Uma assistência bem estruturada pelo Ginecologista Barra da Tijuca durante o pré-natal pode promover a redução dos riscos durante a gravidez, como partos prematuros, cesáreas desnecessárias, recém nascidos abaixo do peso, hipertensão arterial e diabetes durante a gestação, além do risco de transmissão vertical de patologias.

 

No entanto, para que essa assistência seja realmente efetiva, é importante que ocorra a captação precoce da gestante, assim que a gravidez for confirmada, possibilitando que a futura mamãe e o bebê recebam todos os cuidados necessários e qualquer problema ao longo da gestação seja detectado precocemente.

 

Além disso, a qualidade do acompanhamento é fundamental, visando garantir o número adequado de consultas e a abordagem adequada da gestante, promovendo um impacto positivo na saúde perinatal e uma assistência humanizada.

 

Você pode encontrar um ginecologista especializado no acompanhamento pré-natal de uma gestação aqui, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Consulta de Pré-natal Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

 

Ver matéria
Dor Durante a Relação Sexual: Isso é Normal? - Dispareunia Barra da Tijuca
Dor Durante a Relação Sexual: Isso é Normal? - Dispareunia Barra da Tijuca

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Dispareunia Barra da Tijuca.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao problema como Dispareunia Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia Barra da Tijuca

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia Barra da Tijuca

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista Barra da Tijuca poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia Barra da Tijuca

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista Barra da Tijuca o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia Barra da Tijuca

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista Barra da Tijuca para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista Barra da Tijuca poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Dispareunia Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Candidíase vaginal - o que é, causas, sintomas - Candidíase Rio de Janeiro
Candidíase vaginal - o que é, causas, sintomas - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O estado do Rio De Janeiro, é um polo de referência para  o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Candidíase Rio de Janeiro.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Rio de Janeiro e ao procedimento como Candidíase Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista Rio de Janeiro.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

Na consulta, o Ginecologista Rio de Janeiro analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista Rio de Janeiro pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase Rio de Janeiro

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista Rio de Janeiro deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase Rio de Janeiro

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista Rio de Janeiro, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista Rio de Janeiro pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Candidíase Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Cirurgia de Tumores nas Cavidades Nasais no Leblon: Tudo o Que Você Precisa Saber
Cirurgia de Tumores nas Cavidades Nasais no Leblon: Tudo o Que Você Precisa Saber

Descubra como a cirurgia para tumores nas cavidades nasais no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, pode ser a solução para remover tumores de forma segura e eficaz. Saiba mais sobre causas, sintomas e tratamentos!

 

Palavras-Chave: Cirurgia de tumores nas cavidades nasais Leblon, Tratamento de tumores nas cavidades paranasais Leblon, Médico para tumores nas cavidades paranasais Leblon, Clínica para tumores nas cavidades paranasais Leblon, Tratamento tumores nas cavidades paranasais Leblon, Cirurgia de tumores nas cavidades paranasais Leblon, Médico especialista em tumores nas cavidades paranasais Leblon.

 

A cirurgia para tumores das cavidades nasais é considerada o tratamento padrão ouro para remover formações tumorais que afetam a cavidade nasal e os seios paranasais. O principal objetivo desse procedimento é retirar o tumor completamente, preservando funções essenciais como respiração, fala, mastigação e deglutição, além de manter a aparência facial. Em muitos casos, a cirurgia é associada a outros tratamentos, como a radioterapia, para aumentar as chances de sucesso.

 

Este artigo, preparado pelos principais otorrinolaringologistas do Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, explora as causas, sintomas, fatores de risco e as melhores abordagens para o tratamento desses tumores.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Causas e Fatores de Risco dos Tumores Nasais - Cirurgia de tumores nas cavidades nasais Leblon

Os tumores nasais e paranasais podem ser benignos ou malignos, com os malignos apresentando maior risco de disseminação para outros tecidos e órgãos. A principal causa desses tumores é o crescimento descontrolado de células, frequentemente devido a mutações genéticas. Além disso, fatores de risco como tabagismo, exposição prolongada a produtos químicos, poluição e infecção pelo HPV aumentam a probabilidade de desenvolvimento desses tumores.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Sinais de Alerta para Tumores Nasais - Cirurgia de tumores nas cavidades nasais Leblon

Os sintomas que podem indicar a presença de um tumor na cavidade nasal incluem:

 

- Dificuldade para respirar pelo nariz;

 

- Perda de olfato;

 

- Sangramentos nasais frequentes;

 

- Congestão nasal persistente;

 

- Dores ou inchaço no rosto;

 

- Ferida no céu da boca que não cicatriza;

 

- Dificuldade para abrir a boca.

 

Se você experimentar algum desses sintomas de forma recorrente, é fundamental buscar a orientação de um otorrinolaringologista. Caso haja suspeita de tumor, exames de imagem e uma biópsia serão necessários para confirmar o diagnóstico.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Abordagens Cirúrgicas para Tumores nas Cavidades Nasais e Paranasais - Cirurgia de tumores nas cavidades nasais Leblon

O tratamento dos tumores nas cavidades nasais varia conforme o tipo, o tamanho e a localização do tumor. A cirurgia é frequentemente o tratamento de escolha para casos malignos. As opções cirúrgicas incluem:

 

- Cirurgia Endoscópica: Utiliza um endoscópio para remover o tumor através das narinas, sem necessidade de cortes externos. Essa técnica minimamente invasiva proporciona uma recuperação mais rápida.

 

- Cirurgia Aberta: Em casos mais complexos, pode ser necessária uma abordagem aberta, que envolve uma incisão externa para acesso direto ao tumor.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Acompanhamento Pós-Cirúrgico e Tratamentos Complementares - Cirurgia de tumores nas cavidades nasais Leblon

Após a cirurgia, é essencial realizar um acompanhamento médico regular com exames de imagem e endoscopia nasal para monitorar a recuperação e prevenir recidivas. Dependendo do caso, radioterapia ou quimioterapia podem ser recomendadas como parte do tratamento pós-operatório.

 

  • Otorrinolaringologista Leblon: Encontre um Otorrinolaringologista Especializado no Leblon - Cirurgia de tumores nas cavidades nasais Leblon

Precisa de um otorrinolaringologista especializado na Zona Sul do Rio de Janeiro? Utilize o buscador da Guia Saúde para encontrar médicos no Leblon que oferecem tratamentos completos e personalizados para tumores nas cavidades nasais e paranasais.

Ver matéria
Cirurgia de Catarata em Botafogo: Tratamento Eficaz e Seguro com os Principais Oftalmologistas da Região
Cirurgia de Catarata em Botafogo: Tratamento Eficaz e Seguro com os Principais Oftalmologistas da Região

Descubra tudo sobre a cirurgia de catarata em Botafogo com os principais Oftalmologistas da região. Saiba como é realizada, tipos de lentes intraoculares e tempo de recuperação. Agende sua consulta!

 

Palavras-Chave: Cirurgia de catarata Botafogo, Oftalmologista Botafogo, Melhor oftalmologista para catarata Botafogo, Clínica de olhos Botafogo, Preço cirurgia catarata Botafogo, Custo cirurgia catarata Botafogo, Cirurgia de catarata a laser Botafogo, Lente intraocular Botafogo, Cirurgia catarata Botafogo, Oftalmologista para catarata Botafogo, Melhor clínica de olhos Botafogo, Oftalmologista especialista em catarata Botafogo, Melhores clínicas para catarata em Botafogo.

 

Cerca de 28% dos casos de cegueira em pessoas com mais de 60 anos no Brasil são decorrentes da catarata. Essa condição ocular, silenciosa e progressiva, provoca a perda de transparência do cristalino, levando à diminuição da visão. Embora seja comum, muitas pessoas desconhecem as causas, sintomas e tratamentos da catarata, sendo a cirurgia a única opção de cura definitiva.

 

Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos mais renomados oftalmologistas de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro —, você entenderá tudo sobre a cirurgia de catarata, desde o procedimento até o pós-operatório.

 

  • Oftalmologista Botafogo: Como é feita a cirurgia de catarata? - Cirurgia de catarata Botafogo

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opaco, responsável pela visão embaçada, e na substituição por uma lente intraocular artificial. A técnica mais comum é a facoemulsificação, onde uma pequena incisão é feita na córnea com auxílio de um dispositivo ultrassônico que fragmenta o cristalino opaco. Esses fragmentos são então aspirados, e uma lente dobrável é inserida no local do cristalino removido. É um procedimento minimamente invasivo, com recuperação rápida.

 

  • Oftalmologista Botafogo: Quanto tempo dura a cirurgia de catarata? - Cirurgia de catarata Botafogo

A cirurgia de catarata costuma durar entre 15 e 30 minutos, dependendo da complexidade e da técnica utilizada. Embora o procedimento em si seja breve, é importante considerar o tempo para o preparo antes da cirurgia e o período de observação após o procedimento, que pode levar algumas horas.

 

  • Oftalmologista Botafogo: Qual a anestesia utilizada na cirurgia de catarata? - Cirurgia de catarata Botafogo

A anestesia utilizada é local, podendo ser feita com colírios anestésicos ou por injeção ao redor do olho. Isso é suficiente para eliminar a dor, permitindo que o paciente fique acordado e consciente. Em casos específicos, uma sedação leve pode ser administrada para maior conforto.

 

  • Oftalmologista Botafogo: Qual o tempo de recuperação da cirurgia de catarata? - Cirurgia de catarata Botafogo

A recuperação inicial é rápida, com melhora na visão em poucos dias. Contudo, a recuperação completa pode levar de quatro a seis semanas. Durante esse período, o uso de colírios para prevenir infecções e reduzir a inflamação é fundamental, além de seguir as orientações do oftalmologista e evitar esforços físicos.

 

  • Oftalmologista Botafogo: Quais são as opções de lentes intraoculares disponíveis em Botafogo? - Cirurgia de catarata Botafogo

As opções de lentes intraoculares (LIOs) incluem:

 

- Lentes Monofocais: Corrigem a visão para uma única distância, geralmente para longe.

 

- Lentes Multifocais: Oferecem foco para diferentes distâncias, reduzindo a necessidade de óculos.

 

- Lentes Tóricas: Corrigem o astigmatismo.

 

- Lentes Trifocais: Proporcionam foco em três distâncias, oferecendo maior independência dos óculos.

 

A escolha da lente ideal depende das necessidades do paciente e das orientações do oftalmologista.

 

  • Oftalmologista Botafogo: Como escolher um oftalmologista para cirurgia de catarata no Rio de Janeiro? - Cirurgia de catarata Botafogo

O melhor oftalmologista para cirurgia de catarata é aquele que une experiência, qualificação e uma boa reputação. Busque por especialistas com vasta experiência na área, utilizando o buscador inteligente da Guia Saúde.

Ver matéria
Principais Técnicas no Tratamento de Varizes em Botafogo
Principais Técnicas no Tratamento de Varizes em Botafogo

Saiba mais sobre as técnicas modernas de tratamento de varizes em Botafogo, como escleroterapia, laser transdérmico, radiofrequência e cirurgia.

 

Palavras-Chave: Tratamento de varizes Botafogo, Varizes Botafogo, Remover Varizes Botafogo, Cirurgia de Varizes Botafogo, Clínica de Varizes Botafogo, Preço de Tratamento de Varizes Botafogo, Tratamento de Varizes a Laser Botafogo, Escleroterapia para Varizes Botafogo, Tratamento de Varizes com Espuma Botafogo, Clínica de Varizes em Botafogo.

 

No bairro de Botafogo, os tratamentos de varizes evoluíram com a utilização de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre as opções mais comuns estão a escleroterapia, indicada para varizes de pequeno porte, onde uma substância é injetada nas veias para fechá-las. O laser transdérmico é uma técnica eficaz para eliminar vasos superficiais. Já para casos mais avançados, tratamentos como a radiofrequência e o laser endovenoso são indicados, agindo diretamente nas veias maiores.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: O que causa as varizes? - Tratamento de varizes Botafogo

As varizes são causadas pelo enfraquecimento ou disfunção das válvulas dentro das veias, que têm a função de impedir o refluxo de sangue. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue se acumula nas veias, principalmente nas pernas, gerando dilatação e deformação das mesmas. Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento das varizes, como o envelhecimento, fatores hormonais, sedentarismo, obesidade, e até o uso de roupas apertadas que dificultam a circulação sanguínea.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: Por que as varizes aparecem mais nas pernas? - Tratamento de varizes Botafogo

As varizes aparecem mais frequentemente nas pernas devido à gravidade e à função que elas desempenham no retorno venoso. As veias das pernas precisam trabalhar contra a força gravitacional para enviar o sangue de volta ao coração. Quando as válvulas dessas veias falham, o sangue se acumula, resultando em aumento de pressão dentro dos vasos e dilatação. Ficar de pé por longos períodos ou permanecer sentado sem movimentar as pernas também aumenta o risco de varizes, justamente por comprometer essa circulação.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: As varizes são hereditárias? - Tratamento de varizes Botafogo

Sim, as varizes possuem um forte componente hereditário. Se um dos pais tiver varizes, há uma chance significativa de os filhos também desenvolverem o problema. A herança genética está relacionada à estrutura das veias e à fragilidade das válvulas, o que torna essas pessoas mais suscetíveis a sofrer com insuficiência venosa crônica, o principal fator para o surgimento das varizes.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: Quais são os sintomas das varizes? - Tratamento de varizes Botafogo

Os sintomas mais comuns das varizes incluem dor ou sensação de peso nas pernas, inchaço, sensação de queimação, coceira, câimbras noturnas, e fadiga nas pernas. Em casos mais graves, pode ocorrer o aparecimento de manchas escuras na pele, endurecimento da área ao redor das varizes, e, em estágios avançados, úlceras de pele. As varizes também podem ser visualizadas como veias dilatadas e tortuosas, geralmente visíveis sob a pele.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: As varizes podem evoluir para outras doenças? - Tratamento de varizes Botafogo

Sim, as varizes podem evoluir para condições mais graves, como tromboflebite, que ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma dentro de uma veia varicosa, causando inflamação e dor. A trombose venosa profunda (TVP) é outra complicação possível, que pode ter consequências graves, como embolia pulmonar. Além disso, a insuficiência venosa crônica pode provocar mudanças na pele, incluindo manchas escuras e úlceras, como mencionado anteriormente.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: Quais são as principais técnicas utilizadas no tratamento de varizes? - Tratamento de varizes Botafogo

- Escleroterapia: Método em que se injeta uma solução esclerosante diretamente nas varizes, fazendo com que elas se fechem e sejam reabsorvidas pelo organismo.

- Laser transdérmico: Utiliza a energia do laser para tratar varizes menores e telangiectasias (vasinhos).

- Cirurgia de varizes: Indicada para casos mais avançados, a cirurgia pode ser realizada por técnicas como a fleboextração ou safenectomia, que remove as veias comprometidas.

- Radiofrequência: Um cateter é inserido na veia doente e, por meio de energia de radiofrequência, a veia é aquecida, provocando sua obliteração.

- Laser endovenoso: Similar à radiofrequência, um feixe de laser é utilizado para tratar veias maiores de dentro para fora.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: Qual o melhor tratamento para varizes? - Tratamento de varizes Botafogo

O melhor tratamento para varizes depende de vários fatores, como o estágio da doença, o tamanho e a localização das veias afetadas, e a saúde geral do paciente. Para casos leves, a escleroterapia e o laser transdérmico podem ser eficazes. Em situações mais graves, a ablação por laser ou radiofrequência e a cirurgia são recomendadas. Um angiologista ou cirurgião vascular pode determinar o tratamento mais adequado após avaliação individualizada.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: As varizes podem voltar após o tratamento? - Tratamento de varizes Botafogo

Sim, as varizes podem voltar após o tratamento. O tratamento elimina as veias já comprometidas, mas não impede o surgimento de novas varizes, principalmente se os fatores de risco, como sedentarismo, obesidade, e predisposição genética, continuarem presentes. Por isso, é importante adotar medidas preventivas e manter o acompanhamento médico regular para evitar a recorrência.

 

  • Cirurgião Vascular Botafogo: Como prevenir o aparecimento de varizes? - Tratamento de varizes Botafogo

Para prevenir o aparecimento de varizes, é fundamental manter hábitos que favoreçam a circulação sanguínea. Recomenda-se praticar atividades físicas regularmente, evitar ficar de pé ou sentado por longos períodos, elevar as pernas sempre que possível, manter o peso adequado, e usar meias de compressão elástica, caso indicado pelo médico. Além disso, é importante evitar o uso de saltos altos por longos períodos e roupas apertadas que possam dificultar o fluxo sanguíneo.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA