A infertilidade é uma doença comum que atinge muitos casais. No momento em que escolhem ter um filho, 10 a 15% deles, ou seja, um em cada seis casais enfrenta dificuldades para conceber uma criança. Nas mulheres, problemas na ovulação, alterações tubárias, alterações no útero, idade avançada e endometriose são as principais causas da infertilidade. Já nos homens, a infertilidade surge devido a problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozóides.
O primeiro bebê de proveta do mundo, Louise Brown, filha de Leslie Brown diagnosticada com bloqueio nas trompas, nasceu no Hospital Geral de Oldham, na Inglaterra em 1978. O bebê foi uma vitória da ciência e da persistência do embriologista Robert Edwards e do ginecologista Patrick Steptoe, que após 50 tentativas conseguiram fazer vingar o embrião da pequena Louise.
A partir daquele momento, a ciência deu um importante passo ajudar os casais a realizar o sonho de formar uma família. Outro marco da medicina reprodutiva foi o surgimento, na Bélgica, em 1992, da injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI), técnica que revolucionou o tratamento dos casos decorrentes dos fatores masculinos.
No Ceará, estado considerado uma referência em reprodução humana, a Clínica Evangelista Torquato destaque-se no quesito qualidade de atendimento clínico e laboratorial. O corpo clínico conta com especialistas na área.
“É preciso oferecer o melhor tratamento e espaço para os casais que querem engravidar. As pacientes necessitam do melhor suporte para que o tratamento tenha sucesso e a futura gravidez seja tranquila. Por isso, é importante ter um bom serviço clínico, laboratorial e funcional”, destaca o Dr. Evangelista Torquato.
Antes de ingressar na profissão de médico especialista em reprodução humana, a medicina já corria no sangue do Dr. Evangelista Torquato, que com apenas cinco anos de idade já dizia ao pai, também médico, que seguiria seus passos. Após a formação na Faculdade de Medicina do Ceará, o Dr. Evangelista Torquato realizou sub-especialização em Reprodução Humana com o Dr. Cesare Aragona, da Universidade La Sapienza, na Itália. Em 1998, em parceria com mais três amigos, o Dr. Evangelista iniciou o Centro de Medicina Reprodutiva BIOS, onde nasceu o primeiro bebê de proveta do Ceará. A ideia era oferecer o que havia de mais moderno para os tratamentos da reprodução assistida aos casais cearenses. Referência na especialidade de reprodução humana, o Dr. Evangelista é membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, da Academia Americana de Medicina Reprodutiva e da Academia Européia de Embriologia e Reprodução Humana. Também é diretor do laboratório de fertilização in vitro, Andrologia e Criobiologia da BIOS. “Jamais imaginei que um dia precisaria da reprodução assistida para realizar o meu sonho de ser pai. Quando passei a ser paciente, entendi melhor como me preparar psicologicamente para aqueles que me procuram para realizar seus tratamentos e seus sonhos de se tornarem mães e pais”, revela Dr. Evangelista Torquato.