Qual a relação entre a atividade física e memória?

Qual a relação entre a atividade física e memória?
Qual a relação entre a atividade física e memória?

Sabemos que a prática regular de atividade física traz uma série de benefícios à vida de uma pessoa, ajudando a preservar a força muscular, manter o coração saudável, o peso corporal dentro do IMC ideal e contribuindo na prevenção de diversas doenças crônicas, como o diabetes. Mas, além desses benefícios, a atividade física também ajuda a fortalecer a mente, aprimorando a memória e as habilidades cognitivas de um indivíduo.

 

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Goiás em conjunto com o Centro Universitário UniEvangélica, analisou 63 goianos com mais de 50 anos, dividindo-os em dois grupos: Praticantes e não praticantes de atividade física. Os voluntários tiveram de responder a um questionário, no qual foram levantados dados como frequência de lapsos verbais e esquecimentos. 

 

Quando os grupos foram comparados, as falhas de memória foram mais constantes entre mulheres e homens sedentários. Estudos americanos também evidenciam que idosos que praticam exercícios regularmente apresentam melhores resultados em testes de memória do que aqueles que são sedentários.

 

Os exercícios físicos atuam diretamente no corpo, estimulando a produção de substâncias químicas que afetam o crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro, bem como a produção de hormônios como a endorfina, a qual também influencia na memória. Assim, existe uma relação entre o efeito do exercício na regulação da memória, especialmente os intensos e os moderados de longa duração.

 

Portanto, independente do tipo de atividade física, o ideal é incluir ao menos uma delas na rotina, mantendo assim um corpo ativo e garantindo um estímulo constante à saúde da sua memória. 

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.

Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email