QUAL A MANEIRA CORRETA DE TOMAR ÁCIDO FÓLICO ?

QUAL A MANEIRA CORRETA DE TOMAR ÁCIDO FÓLICO ?
QUAL A MANEIRA CORRETA DE TOMAR ÁCIDO FÓLICO ?

Atualização na  Suplementação de Ácido Fólico 

Mulheres em idade fértil sem fatores de risco para Defeitos do Tubo Neural que desejam engravidar e devem utilizar 400 mcg de ácido fólico diariamente por no mínimo um mês antes da gravidez até os três primeiros meses da gravidez. 

As que possuem fatores de risco como bebê anterior com Defeito do Tubo Neural, Diabetes antes da gravidez, uso de anticonvulsivantes, obesidade com IMC acima de 35 kg/ m², polimorfismo genético da MTHFR, alterações de absorção (doença celíaca, doença de Crohn, retocolite ulcerativa…) devem utilizar 4 mg ao dia. 

Fonte: Publicação oficial da federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia Volume 48, número 3, 2020. 

 

Texto escrito por:
Dra. Larissa Cassiano
Ginecologia e obstetrícia
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Sou médica formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha, após me especializei em Gestação de Alto Risco USP e adquiri o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Faço parte de Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedad Española de Ginecología e Obstetricia.

Realizo mestrado focado e doenças congênitas pelo Hospital das Clinicas da USP, atuo na capital paulista com principal foco em gestações de alto risco, parto humanizado e aromaterapia. Minha paixão pela Obstetrícia de Alto Risco e o parto Humanizado surgiu logo no inicio da residência médica no Hospital e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha uma das maiores do Brasil, referência em gestantes de alto risco e também no parto humanizado no SUS, lá pude ter contato com Doulas, Obstetrizes, Enfermeiras Obstétricas, Fisioterapeutas focadas na humanização e no respeito à mulher.

Depois isso o amor, respeito e conhecimento foram ampliados com a especialização em Alto Risco e cursos focados em Spinning babies, Aromaterapia, Violência Obstétrica entre muitos outros focando sempre no respeito à autonomia da paciente e no conhecimento baseado em evidências científicas.

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email