A menopausa é a última menstruação, que ocorre por volta dos 50 anos, enquanto o climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva.
Durante o climatério, se inicia a queda na produção de hormônios sexuais, fazendo com que surjam sintomas como ondas de calor, sudorese noturna, oscilação de humor, diminuição da libido e irregularidade nos ciclos e no fluxo menstrual.
Já a menopausa, ocorre quando a mulher permanece por um ano sem menstruar.
Com o fim da menstruação, ocorre a queda da produção dos hormônios sexuais femininos, resultando em uma série de mudanças que serão sentidas a curto e longo prazo:
O climatério e a menopausa são fases naturais do ciclo de vida de uma mulher e para enfrentar essa fase com maior qualidade de vida, busque ajuda do seu ginecologista.
Dr. Jailton João Santiago Junior, Ginecologista. Carreira desenvolvida na área de Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduação em Vídeolaparoscopia e Reprodução Assistida. Experiência na identificação de patologias e sintomas, pré-natal de alto risco, orientação sobre o tratamento clínico, ou cirúrgico mais apropriado. Vivência na prescrição de tratamentos clínicos, ambulatorial e hospitalar, avaliação e acompanhando do desenvolvimento do quadro clínico de cada paciente. Atuação em pronto atendimento de hospitais de gestação de alto risco. Participação ativa na avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes pelas instituições, propondo, quando necessário, melhorias do programa de assistência global. Preceptor do internato de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário Unicesumar. Docente dos acadêmicos de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade INGÁ - UNINGÁ.