A vasectomia apresenta risco baixo de complicações por ser um procedimento seguro, consistindo apenas em um ou dois cortes pequenos, e que é realizado ambulatoriamente, sem a necessidade de internação. Contudo, é preciso que o paciente tenha alguns cuidados após a sua realização para que não haja um desconforto intenso no período pós-operatório.
Algumas horas após a realização da vasectomia o paciente é liberado, podendo retornar às atividades de trabalho no dia seguinte, e atividades sexuais e físicas após uma semana.
Para que a vasectomia atinja seu objetivo, é preciso que se mantenha o uso dos demais métodos contraceptivos até que o paciente realize o exame de espermograma, o qual confirma a não existência de espermatozoides no sêmen e que costuma ser realizado após cerca de 20 ejaculações ou 2 meses após a cirurgia.
Caso ainda tenha dúvidas e deseje saber mais sobre a realização e o pós-operatório da vasectomia, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecê-las.
Formação Título de especialista em Cirurgia Geral, Hospital Federal da Lagoa, 2010 Graduação, Universidade Gama Filho, 2007 Título de Especialista em Urologia, Hospital dos Servidores do Estado - RJ, 2013 Tratamentos: Ejaculação precoce Lesões no pênis Infertilidade Masculina Infecções Urinárias Hidrocele e varicocele Câncer da bexiga Câncer de testículo Câncer de próstata Disfunção erétil (impotência) Cistite Fimose Cálculos Renais