A disfunção erétil é uma condição bastante comum, que pode surgir em decorrência de fatores físicos ou psicológicos, prejudicando assim a autoestima, a qualidade de vida, bem como a saúde física e emocional de um homem. Contudo, existem diversas opções de tratamento, como o uso de medicamentos ou injeções penianas, além da prótese peniana, um procedimento cirúrgico definitivo que normalmente é indicado quando essas outras formas de tratamento falham.
A prótese peniana, seja ela maleável ou inflável, constitui uma excelente alternativa para recuperar a capacidade de ereção de pacientes com disfunção erétil, permanecendo implantadas até o final da vida, na maioria dos casos. Mas, antes de optar pelo procedimento, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens dos tipos de prótese peniana, fazendo a escolha certa junto ao seu urologista.
Urologista Maringá: Quais são os tipos de prótese peniana? - Prótese peniana Maringá
As próteses penianas tem como objetivo corrigir a falta de rigidez penetrativa ao pênis, proporcionando firmeza para a penetração durante o sexo. E para alcançar esse objetivo, existem dois tipos de prótese peniana: a inflável e a maleável.
Contudo, apesar de ambos os tipos possuírem o mesmo objetivo – conferir um estado de ereção ao pênis, além de ajudar o paciente a manter relações sexuais satisfatórias e duradouras – elas apresentam características distintas entre si.
Urologista Maringá: Quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo de prótese peniana? - Prótese peniana Maringá
A escolha do tipo de prótese a ser utilizada deve respeitar não só o desejo do paciente, fator de suma importância no momento da decisão, bem como os detalhes técnicos de cada caso.
Dessa forma, a escolha do melhor modelo de prótese peniana será decorrente de uma decisão conjunta entre o urologista e o paciente. Além disso, as vantagens e desvantagens da prótese peniana variam de acordo com o tipo de prótese que será implantado.
Urologista Maringá: Prótese peniana maleável x Prótese peniana inflável - Prótese peniana Maringá
No caso da prótese maleável, o modelo é constituído por duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone, as quais são introduzidas dentro dos corpos cavernosos do pênis — estruturas responsáveis por encher-se de sangue e retê-lo no pênis —, promovendo assim a ereção. Esse tipo de prótese deixa o pênis em um permanente estado de ereção.
Esse estado de ereção permanente é a principal desvantagem da prótese maleável, já que tal característica pode causar desconforto funcional e estético ao paciente durante sua rotina. Contudo, a prótese maleável possui uma boa maleabilidade e pode ser posicionada de maneira discreta na roupa. Já em relação às vantagens, a prótese maleável se destaca pelo seu baixo custo em comparação com a prótese inflável, além de ser bastante vantajosa para pacientes que possuem pouca habilidade manual ou que são bastante idosos, por exemplo.
Em relação à prótese inflável, o modelo é formado por uma espécie de cilindro metálico soro fisiológico armazenado, o qual é implantado na bolsa escrotal e quando o paciente deseja obter uma ereção, precisa apenas acionar um pequeno dispositivo que fica sob a bolsa para que o líquido infle os cilindros, conferindo o estado de rigidez ao pênis.
A principal desvantagem da prótese inflável está relacionada ao seu custo elevado em comparação a prótese maleável, mas é preciso considerar o custo-benefício que a prótese pode proporcionar a vida do paciente, gerando um aumento na autoestima e um melhora na qualidade das relações sexuais e de vida. Já em relação às vantagens, a prótese inflável permite o retorno do pênis ao estado de flacidez, com o paciente precisando apenas acionar o dispositivo novamente para que o líquido retorne ao reservatório, além de conferir muita naturalidade.
Urologista Maringá: Como é feita a cirurgia para colocação da prótese? - Prótese peniana Maringá
A cirurgia para inserção da prótese peniana tem duração aproximada de uma hora e meia, sendo realizada com o paciente sob sedação ou anestesia geral. A prótese é inserida através de uma pequena incisão entre o pênis e o saco escrotal.
Após a cirurgia, uma sonda será introduzida junto a um dreno no canal da urina, a fim de drenar os fluidos e evitar hematomas. Geralmente, o paciente tem alta em até 24 horas, mas o dreno deve ser mantido por até 48 horas.
Urologista Maringá: Como ocorre o pós-operatório e o retorno às atividades sexuais? - Prótese peniana Maringá
O pós-operatório da cirurgia para colocação de prótese peniana costuma ser tranquilo, com o urologista podendo receitar o uso de alguns medicamentos para auxiliar no processo de recuperação.
O paciente pode retomar atividades leves depois de uma semana e as demais atividades após três semanas, mas a prática de relações sexuais é liberada apenas entre cerca de 40 a 50 dias, tempo que será destinada para o treino de uso da prótese. Por fim, vale ressaltar que a prótese não interfere em nada no prazer e nem na ejaculação.
Urologista Maringá: A importância de realizar a cirurgia para colocação de prótese peniana com um profissional qualificado - Prótese peniana Maringá
Independente do procedimento ser voltado para colocação da prótese peniana maleável ou inflável, é importante que a cirurgia seja realizada por um urologista altamente qualificado, já que se trata de um procedimento delicado e complexo, cujo sucesso está diretamente ligado ao nível de satisfação do paciente após a sua realização.
Logo, se você tem interesse no procedimento, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, bem como o modelo de prótese peniana mais indicado às suas necessidades.
Finalizei 2022 com muito trabalho, muito esforço, muita dedicação, extrema responsabilidade, concentração e foco. Milhares de pacientes consultados, ouvidos e orientados. Foram cerca de 900 cirurgias realizadas. De todos os tipos: para tratamento de cálculos renais, tratamento de todos os tipos de cânceres urológicos, doenças benignas da próstata, urologia feminina (incontinência, prolapsos, fístulas), tratamento de infertilidade masculina, cirurgias de postectomia (fimose), vasectomias…
São 16 anos da formatura de medicina e 11 anos atuando como urologista.
Sinto que estou na missão certa, concedida por Deus, e que Ele permita eu continuá-la por muito tempo.