Os hormônios femininos são responsáveis por promover o equilíbrio e o bom funcionamento de diversas funções biológicas no organismo, atuando de forma praticamente imperceptível.
Entenda a seguir como atuam os principais hormônios femininos no organismo:
Progesterona: Produzido pelas células do corpo lúteo, este hormônio é responsável por manter a gestação, regular o ciclo menstrual, reduzir inflamações, estimular a glândula tireóide e o cérebro.
Estrogênio: Um dos principais hormônios sexuais femininos, que possui mais de 400 funções no organismo, contribuindo para o bom funcionamento de diversos órgãos e sistemas, como mamas, útero, vagina, ossos, sistema cardiovascular e cérebro.
Testosterona: Conhecida por ser um hormônio androgênico, a testosterona possui um importante papel para o desenvolvimento corporal da mulher, promovendo o crescimento muscular e ósseo, além de contribuir para a libido e fornecer energia ao organismo.
Tanto a falta quanto o excesso de algum desses hormônios podem provocar alterações negativas no organismo feminino. Sendo assim, é extremamente importante consultar regularmente com o seu ginecologista e avaliar a sua saúde.
Dr. Jailton João Santiago Junior, Ginecologista. Carreira desenvolvida na área de Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduação em Vídeolaparoscopia e Reprodução Assistida. Experiência na identificação de patologias e sintomas, pré-natal de alto risco, orientação sobre o tratamento clínico, ou cirúrgico mais apropriado. Vivência na prescrição de tratamentos clínicos, ambulatorial e hospitalar, avaliação e acompanhando do desenvolvimento do quadro clínico de cada paciente. Atuação em pronto atendimento de hospitais de gestação de alto risco. Participação ativa na avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes pelas instituições, propondo, quando necessário, melhorias do programa de assistência global. Preceptor do internato de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário Unicesumar. Docente dos acadêmicos de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade INGÁ - UNINGÁ.