O uso de esteróides androgênicos anabólicos, popularmente conhecidos como anabolizantes, é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque ao longo dos últimos anos, principalmente pelos padrões de corpo ideal que são constantemente vendidos pela mídia. Dessa forma, é comum observarmos atletas que desejam aumentar sua performance e resistência, bem como frequentadores de academia, investindo em anabolizantes como uma forma de aumentar sua massa muscular de maneira rápida. No entanto, sem indicação médica, o seu uso pode trazer graves prejuízos à saúde.
Os anabolizantes, são substâncias provenientes de testosterona, hormônio que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos tecidos reprodutivos masculinos, bem como na promoção das características sexuais secundárias, no aumento da massa muscular, na maturação dos ossos e no crescimento dos cabelos e pelos corporais. Assim, a composição desses produtos pode interferir no crescimento celular, na composição óssea, muscular e nos tecidos do corpo, sendo capaz de desencadear efeitos colaterais perigosos.
Quando falamos especificamente do coração, o uso de anabolizante pode levar a hipertrofia do músculo cardíaco, um problema que pode persistir por anos, mesmo após a interrupção do consumo desses produtos. Além das complicações cardíacas, o uso dessas substâncias também podem modificar as funções do fígado, aumentar as taxas do colesterol ruim (LDL) e diminuir as do colesterol bom (HDL), levar a atrofia do órgão sexual e a paralisação da fabricação dos espermatozoides (no caso dos homens), bem como à masculinização completa das mulheres.
A venda de produtos anabolizantes deve ser feita apenas sob prescrição médica e por isso, para atletas que desejam aumentar sua resistência e desempenho físico, ou para quem deseja ganhar mais massa muscular e não está conseguindo alcançar o resultado esperado apenas com a prática da musculação, o acompanhamento com um médico especialista é fundamental para que o resultado pretendido seja alcançado de forma eficaz, segura e saudável.
Quem sou? De onde vim e como estou aqui!
Maringaense, nascido em 1982!
Estudante Nobel, cursinho e Universidade de Medicina UEM (Estadual de Maringa) 2002-07.
Residência em Clínica Médica - PUC Sorocaba- SP (título pelo MEC) 2008-10.
Residência em Cardiologia Clínica, Instituto Dante PAZZANESE se Cardiologia - IDPC - SP, 2011-2013.
Residência em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica, Instituto Dante PAZZANESE de Cardiologia- IDPC - SP, 2013-15.
Gestão hospitalar - UNINOVE - SP 2014-15.
CTO training Japan - 2016
RT Endocor Umuarama, Cemil - 2016-2018.
RT Cardiologia Hosp Santa Rita Maringa- 2017.
MBA FGV - EXECUTIVE INTERNACIONAL - 2018-2019...
Diretor Clínico - Hospital Memória Uningá- 2017-2019.
Coordenador Internato e Residência Médica UNINGÁ -2019.
Professor Cardiologia e Urgências e Emergências Médicas - Faculdade de Medicina - UNINGÁ. 2017-atual
Consultor Hospitalar Externo- 2019- atual.
Mestre pela UEM/PR - 2020/2021
Rádio Desterro FM 106,5- colaborador em em saúde discutindo saúde ao vivo com a região do Paraná toda quarta as 9h.
Prêmio Gestor Público Paraná 2021
Secretário de Saúde Maringa - 2021., atual
Pai do Raul, Antonio e Jorge. (10, 6 e 2 anos) Marido da Fernanda Cella Giacometto Puzzi