Perguntas Respostas

Quais são os cuidados pós-operatórios que eu preciso ter após cirurgia de mama?

De forma geral, recomendo não fazer esforços físicos, não carregar peso, não levantar os braços acima do nível dos ombros. Além disso, é importante solicitar ajuda para se levantar e deitar, para que você não apoie os braços e não faça força. Normalmente, pode escovar os dentes, se alimentar e fazer sua higiene pessoal, pois isso não envolve esforço.
Dra. Nathália Fagundes
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro/RJ
Olá! O pós-operatório da cirurgia de mama depende de qual for o procedimento, mas de forma geral, o uso de soutien cirúrgico é obrigatório por 1-2 meses, a depender do caso. Além disso, as atividades físicas serão suspensas por 7 dias, retomando gradativamente. O pós-operatório costuma correr super bem! Se quiser mais informações ou esclarecer mais dúvidas, deixo aqui um link para mídias sociais e contato com a clínica: https://msha.ke/dr.rafaelzatz/ Espero ter ajudado!
Dr. Rafael Ferreira Zatz
Cirurgião Plástico
São Paulo/SP
Olá! Em linhas gerais, não dormir de lado,, nem dirigir por 1 mês. Não fazer dormir de barriga para baixo ou fazer atividades físicas que envolvam os braços por 3 meses. De resto , a volta a vida normal depende de como é a sua vida normal. Caso a caso
Dr. Marcio Navarro
Cirurgião Plástico
São Paulo/SP
Olá. Se for apenas inclusão de prótese sem retirada de pele (mamoplastia de aumento) já existem técnicas que é possível retornar ao trabalho no dia seguinte (desde que não exija esforço físico), erguer peso até 15 quilos e levantar os braços logo após a cirurgia. Importante assegurar que o cirurgião realize essa técnica.
Dr. Guilherme Minikowski
Cirurgião Plástico
São Paulo/SP
Separei os principais para você: 1- No primeiro mês pós-cirurgia, não movimentar os braços acima dos ombros. 2- Usar sutiã de sustentação ou sutiã cirúrgico durante um mês. 3- Não dormir de lado por 30 dias e de bruços por 90 dias. 4- Fazer pelo menos 10 sessões de drenagem linfática para diminuir o inchaço. 5- Evitar pegar pesos, praticar exercícios físicos ou dirigir por 30 dias. 6- Retirar os pontos no período indicado pelo cirurgião.
Dra. Fabiana Turchiari
Cirurgião Plástico
Maringá/PR