Perguntas Respostas

É normal sentir muita dor durante a fisioterapia? Estou com 39 dias de pós-operatório de artroplastia da cabeça do rádio e a minha fisioterapeuta disse que sempre vai ser muito dolorido o tratamento.

Não é normal sentir dor em todo o processo do tratamento, a tendência é a dor melhorar. No início pode ser um pouco dolorido pelo fato de estar em um processo de cicatrização, bem como também pode ser dolorido no momento de ganho de amplitude do movimento. Mas é necessário identificar a abordagem do seu caso e do tratamento proposto pelo profissional.
Dra. Thais Eimi Nakamura
Fisioterapeuta
Maringá/PR
Sim é normal , por falta de perda de força, de Movimento, e por estar no processo inflamatório, pois a pele , a cartilagem , os tecidos , estão sensíveis e frágeis
Dra. Thaís Rosa De Moura
Fisioterapeuta
São Paulo/SP
Olá! Normalmente a recuperação de uma limitação articular é sofrida, pois é preciso ganhar amplitude e isto requer esforço. Porém é preciso ver se está tendo ganho de movimento. E se a dor é apenas durante a fisioterapia , ou se persiste mesmo em repouso.
Dr. Pedro Paulo Davantel
Fisioterapeuta
Maringá/PR
Olá, a dor durante a reabilitação pós operatório é normal, porém deve ir diminuindo conforme a evolução do tratamento e tempo de cirurgia. Se a dor estiver sendo muito intensa, sugiro se consultar novamente com seu médico para uma nova avaliação e orientação do tratamento.
Dra. Patricia Ferrari
Fisioterapeuta
São Paulo/SP
Em casos de pós operatório é comum sentir dor especialmente no trabalho de ganho de mobilidade, de amplitude de movimento de uma articulação que estava mais parada. Ganhar mobilidade é dolorido, mas algo que acontece durante a execução do exercício e não persiste após. O normal é durante o exercício você levar a articulação em movimento até um ponto de dor (nota 3-4 em uma escala até 10) e depois relaxar. O ganho de mobilidade acontece quando você chega até o ponto da dor (para ganhar movimento e neuromodular a dor). Você percebe que a medida que vai se movimentando o exercício vai ficando mais fácil, com mais amplitude e menos dolorido. Assim que deve acontecer nesses casos.
Dínamos Fisioterapia Brasília
Fisioterapeuta
Brasília /DF