Palpar um caroço na mama é uma situação que pode ser muito assustadora para a maioria das mulheres, principalmente pela preocupação com um possível diagnóstico de câncer de mama.
No entanto, na maioria dos casos – cerca de 80% – trata-se de uma patologia benigna, principalmente em mulheres jovens e que não possuem histórico familiar de câncer de mama.
Os nódulos benignos possuem algumas características importantes que devem ser observadas, como:
Para facilitar a identificação de alterações nas mamas, a prática regular do autoexame é fundamental.
Caso você note a presença de um caroço na mama, acesse o link da biografia e agende uma consulta para avaliar as características do nódulo e a necessidade ou não de biópsia do mesmo.
Dr. Jailton João Santiago Junior, Ginecologista. Carreira desenvolvida na área de Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduação em Vídeolaparoscopia e Reprodução Assistida. Experiência na identificação de patologias e sintomas, pré-natal de alto risco, orientação sobre o tratamento clínico, ou cirúrgico mais apropriado. Vivência na prescrição de tratamentos clínicos, ambulatorial e hospitalar, avaliação e acompanhando do desenvolvimento do quadro clínico de cada paciente. Atuação em pronto atendimento de hospitais de gestação de alto risco. Participação ativa na avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes pelas instituições, propondo, quando necessário, melhorias do programa de assistência global. Preceptor do internato de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário Unicesumar. Docente dos acadêmicos de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade INGÁ - UNINGÁ.