inda que óvulos e folículos não sejam sinônimos, muitas pessoas utilizam os termos para se referir às células reprodutivas femininas.
A relação entre ambos é bastante próxima, o que pode justificar esses equívocos, mas o envolvimento dessas estruturas na formação e liberação das células reprodutivas femininas têm suas diferenças.
Os folículos ovarianos são estruturas que armazenam os óvulos e possuem a capacidade de liberá-los durante o ciclo menstrual. Já os óvulos são os gametas sexuais femininos, que quando combinados com os gametas masculinos, formam um novo ser vivo.
A integridade dessas estruturas e de suas funções – junto da integridade funcional e anatômica das demais estruturas do sistema reprodutivo feminino – é fundamental para que a fecundação ocorra.
Na reprodução assistida, por exemplo, a estimulação ovariana tem como objetivo aumentar o número de óvulos disponíveis naquele ciclo, uma vez que em um ciclo natural ocorre o crescimento de apenas um folículo e um óvulo.
Pretende passar por reprodução assistida? Entre em contato
Dr. Jailton João Santiago Junior, Ginecologista. Carreira desenvolvida na área de Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduação em Vídeolaparoscopia e Reprodução Assistida. Experiência na identificação de patologias e sintomas, pré-natal de alto risco, orientação sobre o tratamento clínico, ou cirúrgico mais apropriado. Vivência na prescrição de tratamentos clínicos, ambulatorial e hospitalar, avaliação e acompanhando do desenvolvimento do quadro clínico de cada paciente. Atuação em pronto atendimento de hospitais de gestação de alto risco. Participação ativa na avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes pelas instituições, propondo, quando necessário, melhorias do programa de assistência global. Preceptor do internato de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário Unicesumar. Docente dos acadêmicos de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade INGÁ - UNINGÁ.