Oncologia X Fertilidade

Oncologia X Fertilidade
Oncologia X Fertilidade

O Diagnóstico de câncer é sempre duro; e acompanhado de inúmeros questionamentos sobre o futuro. Infelizmente, poucas mulheres sabem que o tratamento de câncer pode afetar a sua fertilidade a curto ou longo prazo. ?

?

Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia são agressivos; podem causar danos ao útero e aos ovários!?

?

Isso não significa que toda mulher que passar pelo tratamento oncológico perderá sua fertilidade, pois o fator idade é muito importante nessa questão. Algumas mulheres mais jovens conseguem preservar a fertilidade por ainda possuírem muitos óvulos, mas mulheres já com problemas de fertilidade ou uma idade mais avançada, podem ficar inférteis. ?

?

Após o tratamento e alcançado a tão esperada cura, continuam menstruando; mas isso não é um sinal concreto que a fertilidade está ótima, pois os danos causados podem atrapalhar a gravidez. ?

?

Por último, os tratamentos oncológicos podem acelerar o processo da menopausa precoce, adiantando entre 5 a 20 anos ou até mesmo, imediatamente. ?

?

Mas graças aos avanços da medicina, é possível que a mulher congele seus óvulos, protegendo assim a sua fertilidade antes de iniciar um tratamento oncológico. ?

?

Texto escrito por:
Dr. Vinícius Stawinski
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Especialista em Medicina Reprodutiva com Simplicidade e Humanização

Dr. Vinícius Stawinski possui Graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (2011), com residência em Ginecologia e Obstetrícia. É médico especialista em Reprodução Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015) e em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia em 2015. Atualmente é mestrando em Reprodução Humana pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Traz para as cidades de Londrina, Apucarana, Maringá e região, Rio de Janeiro e São Paulo, toda sua experiência e excelência na área de Reprodução Assistida.

“Para gerar uma vida, certas vezes é preciso contar com a ajuda de tratamentos e planejamentos; noutras, sugere-se a preservação da fertilidade. Tenho como principal missão orientar minhas pacientes e assisti-las em cada etapa desse delicado e importante processo.”

|

Dr. Vinícius Stawinski

 

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email