Com a crescente do número de pacientes jovens sofrendo infarto agudo do miocárdio, vamos desmistificar este exame tão crucial no diagnóstico e tratamento dos pacientes
O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo, que pode ser utilizado para diagnosticar obstruções das artérias coronárias, bem como para avaliar o funcionamento das valvas e do próprio coração, ou no tratamento das mais diversas doenças cardíacas. Podemos dizer que é um exame minimamente invasivo, padrão ouro para diagnosticar doenças coronárias (vasos que irrigam o coração).
O procedimento consiste na introdução de um cateter — um tubo extremamente fino e flexível — nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, principalmente na artéria Radial direita (punho) e que é guiado até o coração, por meio de um aparelho de hemodinâmica. O cateterismo cardíaco é realizado com o uso de anestesia local e durante ele, o paciente permanece acordado, podendo auxiliar o médico ao seguir alguns comandos, como respirar profundamente ou segurar o ar por um determinado período de tempo, por exemplo.
Através das injeções de contraste iodado pelo cateter é possível visualizar as artérias coronárias, as câmaras e as valvas cardíacas, o que permite a aquisição de imagens, que auxiliam para que o cateter seja guiado até o local pretendido. Atualmente o volume do contraste é muito pequeno e não interfere na saúde da grande maioria dos pacientes. Um volume total médio de 30-50ml são utilizados.
O exame costuma durar em torno de 30 minutos, sendo gravado durante todo esse tempo, a fim de que as imagens possam ser analisadas posteriormente. Algumas análises são realizadas e a decisão do melhor tratamento sempre é discutido com seu médico assistente e quando necessário com o grupo formado pelo Cirugião Cardíaco, Cardiologista e Hemodinâmicista, também chamado de HEART TEAM.
Após o procedimento, o paciente deve permanecer em repouso absoluto por cerca de 2 a 6 horas e ao ser liberado para sua residência, será obrigatório que o mesmo seja acompanhado por familiar ou responsável.
Quem sou? De onde vim e como estou aqui!
Maringaense, nascido em 1982!
Estudante Nobel, cursinho e Universidade de Medicina UEM (Estadual de Maringa) 2002-07.
Residência em Clínica Médica - PUC Sorocaba- SP (título pelo MEC) 2008-10.
Residência em Cardiologia Clínica, Instituto Dante PAZZANESE se Cardiologia - IDPC - SP, 2011-2013.
Residência em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica, Instituto Dante PAZZANESE de Cardiologia- IDPC - SP, 2013-15.
Gestão hospitalar - UNINOVE - SP 2014-15.
CTO training Japan - 2016
RT Endocor Umuarama, Cemil - 2016-2018.
RT Cardiologia Hosp Santa Rita Maringa- 2017.
MBA FGV - EXECUTIVE INTERNACIONAL - 2018-2019...
Diretor Clínico - Hospital Memória Uningá- 2017-2019.
Coordenador Internato e Residência Médica UNINGÁ -2019.
Professor Cardiologia e Urgências e Emergências Médicas - Faculdade de Medicina - UNINGÁ. 2017-atual
Consultor Hospitalar Externo- 2019- atual.
Mestre pela UEM/PR - 2020/2021
Rádio Desterro FM 106,5- colaborador em em saúde discutindo saúde ao vivo com a região do Paraná toda quarta as 9h.
Prêmio Gestor Público Paraná 2021
Secretário de Saúde Maringa - 2021., atual
Pai do Raul, Antonio e Jorge. (10, 6 e 2 anos) Marido da Fernanda Cella Giacometto Puzzi