Já é sabido por mim e toda comunidade médica o quanto o aumento do peso provoca uma sobrecarga intensa sobre o coração.
Além disso, sabemos que a gordura acumulada pela obesidade e ganho de peso provoca um endurecimento e, até mesmo, obstrução parcial de uma série de vasos sanguíneos.
As duas coisas acima juntas provocam um aumento na pressão arterial gerando a doença hipertensão arterial.
E o perigo desse aumento da pressão é: pode levar a infarto e a um AVC. Essas duas doenças com potencial morte é o maior perigo que a pressão alta gera.
Então, a obesidade é extremamente perigosa principalmente se já estiver provocando a pressão alta. Pior ainda se essa pressão alta está descontrolada.
Nesses pacientes: Obesos mórbidos ou moderados com pressão alta a cirurgia bariátrica é uma forte opção.
Ela trás dois benefícios que se convergem: perda de peso e a diminuição da gordura. Perdendo peso e diminuindo a gordura evita-se entupimento de outros vasos e diminui toda sobrecarga de peso que tinha sobre o coração.
ENTÃO, a cirurgia BARIÁTRICA é uma importante e forte solução para controle da pressão da alta em pessoas obesas!!!
Faz sentido pra você?!
Se tem dúvida, pergunte nos COMENTÁRIOS!!
Dr Wanderson Gonçalves
CRM:175640 - RQE: 71106
O Dr. Wanderson Gonçalves é médico especialista em cirurgias minimamente invasivas, um dos médicos mais reconhecidos que atuam em cirurgia do aparelho digestivo em SP, aplicando cirurgias videolaparoscópicas do aparelho gastrointestinal, incluindo cirurgias oncológicas.
Formado e especializado pela Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Wanderson Gonçalves é filiado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL) desde 2016, participando ativamente de estudos e debates relacionados às cirurgias gastrointestinais e tudo relacionado ao aparelho digestivo.
Se você está procurando por um médico especialista em gastrointestinal em SP para tratar sobre distúrbios digestivos, com o Dr. Wanderson você estará com um dos melhores médicos que atuam nesta área e o melhor: sem sentir dor, já que estamos falando de cirurgias minimamente invasivas.