A neurocirurgia infantil é uma das áreas mais delicada da neurocirurgia, requerendo mais cuidados do que em relação a adultos, já que as crianças possuem suas estruturas nervosas ainda em desenvolvimento. Por isso, é essencial contar com um bom neurocirurgião pediátrico, tanto para diagnóstico como para tratamento.
Doenças mais comuns tratadas na Neurocirurgia infantil - Neurocirurgião Umuarama
As principais doenças que o neurocirurgião infantil cuida são:
- Cranioestenoses (craniossinostoses): nesta situação, a criança já nasce com uma ou mais suturas (juntas) dos ossos do crânio fechadas que prejudica o crescimento correto e harmônico do crânio da criança;
- Hidrocefalia: ocorre comumente devido à prematuridade e infecções, se refere ao acúmulo de líquido anormal e em excesso dentro da cabeça;
- Malformações Espinhais: O tecido malformado pode começar a infiltrar e comprimir as raízes neurais lombossacras (região da coluna próxima ao cóxis), gerando dificuldade de marcha e alterações urinárias nas crianças;
- Tumores Cerebrais.
Neurocirurgião Umuarama - A cirurgia é a única opção? : Neurocirurgia infantil Umuarama
O tratamento com a neurocirurgia infantil nem sempre envolve a intervenção cirúrgica, mesmo que esse seja o principal procedimento da especialidade, mas devido ao sistema nervoso das crianças ainda estar em desenvolvimento, existe a opção de um acompanhamento a longo prazo em casos que não apresentem urgências.
Se você está em busca de um especialista em neurocirurgia infantil, agende uma avaliação para que possamos avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado.
O Neurologista é o médico que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras.
A Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos e crianças portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, assim como tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica.