Frequentemente as varizes são assintomáticas ou pouco sintomáticas. Quando as varizes são de fino calibre, a indicação de tratamento é essencialmente estética e depende da vontade do paciente. Lembrando que a insuficiência venosa é uma doença progressiva e, no futuro, o tratamento pode ser mais complexo.
Existem, entretanto, varizes de grosso calibre que geram poucos ou nenhum sintoma, dependendo da situação hormonal e dos hábitos de vida de cada paciente. Estas varizes podem provocar problemas mais graves, como sangramentos, tromboses e úlceras, sendo então indicado o tratamento mesmo na ausência de sintomas.
ANGIOLOGIA
Essa é a especialidade médica que se ocupa com o atendimento e tratamento clínico das doenças que atingem vasos sanguíneos (veias e artérias) e linfáticos. São comuns os casos em que essas patologias só apresentem sintomas e características significantes quando estão em um estado avançado. Por isso, o parecer de um médico angiologista é tão importante, afinal, o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado e com mais chances de sucesso.