A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, que auxilia na qualidade do sono e na regulação do nosso ciclo circadiano.
Entretanto, suas funções não se resumem apenas nas que o fazem ser conhecido como o "hormônio do sono”. A melatonina também é um poderoso antioxidante, capaz de prevenir os danos celulares provocados pelos radicais livres.
Na saúde feminina, a melatonina também contribui para o fortalecimento da imunidade, na regulação do sistema endócrino e função ovariana.
Alguns benefícios da melatonina em relação a saúde dos ovários são:
Melhora a qualidade dos óvulos;
Contribui nos tratamentos de fertilização in vitro;
Atua na prevenção de quadros de endometriose e infertilidade;
Retarda o envelhecimento dos ovários.
Você já conhecia as diversas funções da melatonina?
Dr. Jailton João Santiago Junior, Ginecologista. Carreira desenvolvida na área de Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduação em Vídeolaparoscopia e Reprodução Assistida. Experiência na identificação de patologias e sintomas, pré-natal de alto risco, orientação sobre o tratamento clínico, ou cirúrgico mais apropriado. Vivência na prescrição de tratamentos clínicos, ambulatorial e hospitalar, avaliação e acompanhando do desenvolvimento do quadro clínico de cada paciente. Atuação em pronto atendimento de hospitais de gestação de alto risco. Participação ativa na avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes pelas instituições, propondo, quando necessário, melhorias do programa de assistência global. Preceptor do internato de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário Unicesumar. Docente dos acadêmicos de medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade INGÁ - UNINGÁ.