A melatonina é um hormônio responsável por regular o nosso ciclo circadiano, mas suas funções não se resumem apenas nas que o fazem ser conhecido como o "hormônio do sono”. A melatonina também é um poderoso antioxidante, capaz de prevenir os danos celulares provocados pelos radicais livres, moléculas liberadas pelo nosso corpo com e que são altamente instáveis, capazes de causar doenças degenerativas, a morte e o envelhecimento.
Sua ação antioxidante favorece o equilíbrio dos radicais livres, que exercem um papel importante na maturação do óvulo e na fertilização, além de estimular a liberação de progesterona pelo corpo lúteo e protegê-lo da ação dos radicais livres.
Na saúde feminina, a melatonina contribui também para o fortalecimento da imunidade, na regulação do sistema endócrino e ao longo das últimas décadas, diversos estudos têm comprovado que os benefícios da melatonina também se estendem aos tratamentos de reprodução assistida.
A administração da melatonina nos tratamentos de reprodução assistida vem sendo alvo de diversos estudos recentes, os quais têm demonstrado resultados benéficos nos casos onde a qualidade dos óvulos foi comprometida, consistindo em uma excelente terapia adicional para os casos de infertilidade.
Por fim, é importante ressaltar que a melatonina consiste em uma medicação adjuvante no tratamento da infertilidade e os possíveis benefícios do seu uso devem ser avaliados junto a um especialista.
Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.
Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.