Glaucoma é uma doença caracterizada por um dano típico ao nervo óptico e perda do campo visual. Várias condições estão relacionadas ao seu surgimento e o principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular. Trata-se da principal causa de cegueira irreversível no mundo. Isso quer dizer que dentre todas as pessoas do mundo que tem cegueira permanente (sem chance de recuperação com remédios ou cirurgias), a maioria tem glaucoma.
Acontece que as fases iniciais do glaucoma costumam ser assintomáticas (doença silenciosa), daí a importância das consultas de rotina ao Oftalmologista neste caso, para que se faça diagnóstico precoce. Com o progressão da doença, o dano que ocorre no nervo óptico não pode ser revertido, ou seja, o que se perde de visão decorrente do glaucoma não pode ser recuperado. Ainda assim é essencial manter o tratamento adequado e as avaliações periódicas de controle em qualquer fase da doença para prevenir a cegueira.
A publicação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia “As Condições de Saúde Ocular no Brasil - 2019” estabeleceu como umas das ações de combate ao Glaucoma “ampliar o conhecimento da população sobre a doença”. Envie o link desse artigo para alguém que você acha que precisa ler ou marque a pessoas nos pots nas nossas redes sociais.
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2009) Residência em Oftalmologia pelo Hospital Municipal da Piedade (SMS/RJ - 2012) Atendimento em Oftalmologia Geral - crianças e adultos Cirurgias: Pterígio Catarata Refrativa Exames: Refração computadorizada Fundoscopia Biomicrospia Tonometria Curva Tensional diária Avaliação do senso Cromático Mapeamento da Retina Teste do Olhinho