O intestino possui um papel importante para a produção de neurotransmissores, assim como o cérebro.
Essa produção é importante para facilitar a propagação de informações entre os neurônios, ou seja, para ocorrer as sinapses nervosas. Além disso:
As bactérias no intestino podem afetar as funções cerebrais: Se o nosso intestino não estiver funcionando de maneira correta, seus impactos influenciam na saúde física e mental.
É no intestino que ocorre a produção de 90% da serotonina, o famoso hormônio da alegria, que possui uma importante função na regulamentação do sono, nas vias sensoriais do nosso corpo e humor, promovendo também a sensação de saciedade e 50% da produção de dopamina.
Um intestino que não ingere nutrientes fundamentais para o organismo necessita, pode estar associado ao desenvolvimento de doenças psicológicas, como a depressão.
Uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais pode auxiliar no combate ao quadro de depressão, sendo fundamental consumir alimentos ricos em ômega 3, como magnésio, vitamina B3 e aminoácidos.
Mantenha seu intestino saudável e assim você estará cuidando da sua mente!
Dr. Fernando Lamego - Clínico Geral e Ortomolecular
2002-2003-Médico da prefeitura de Niterói.
2002-2003-Médico da prefeitura de Nova Friburgo.
2002-2003-Médico da Casa de saúde de Alcântara- setor emergência.
Médico do hospital de clínicas de Niterói desde 2002-chefe de equipe (plantão 5ª feira diurno e domingo noturno).
2003-2005-Médico do hospital de clínicas São Sebastião – Niterói- setor emergência.
2004-2005- Médico do hospital de clínicas de São Gonçalo- setor emergência e CTI • Médico da empresa cti-cor desde 2005.
Aero médico Amil resgate 2008-2013
Médico do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro CBMERJ CAPITÃO LAMEGO DESDE 2008
NUPHYSICIA OFFSHORE 2014-2016 TRABALHO PUBLICADO Colonização intracavitária pulmonar por aspergillus. Apresentado na 2ª jornada científica da faculdade de medicina de Teresópolis.