PUERICULTURA

PUERICULTURA
PUERICULTURA

Vc sabe o que é? Bem, puericultura é a área da pediatria que acompanha e orienta o desenvolvimento infantil. Aquelas consultas periódicas, ditas de rotina. É esse o momento em que nós pediatras, observamos, avaliamos, investigamos como seu filho está crescendo e se desenvolvendo. E isso não pode parar!

 

A criança, todos sabemos, não nasce pronta. Se estamos diante de um ser “em evolução”, esse olhar sobre como as coisas acontecem, não pode parar. Crescimento, desenvolvimento e comportamento andam lado a lado. E evoluem de forma harmônica e simultânea. À medida que a criança cresce, ela precisa ganhar novas habilidades físicas e comportamentais. A vigilância desse processo é dinâmica. O Center for disease control (CDC) tem uma campanha que está sendo aqui no Brasil, divulgada pela sociedade de neurologia infantil, que se chama: “learn the signs, act early”=> “aprenda os sinais, aja precocemente”.

 

Mesmo em tempos de COVID-19, vamos aproveitar esse tempo em “isolamento” para fazer PUERICULTURA! Isso mesmo, “a maneira como seu filho brinca, aprende, fala, age e se movimenta” dá pistas preciosas sobre o seu desenvolvimento.

 

Texto escrito por:
Dra. Rita Gonçalves
Pediatra
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Sou médica desde 1996, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói-RJ, onde fiz ainda residência médica em pediatria e neonatologia. Em 2008 defendi minha dissertação de mestrado, também na UFF, falando sobre a exposição do feto ao álcool, ou seja, os vários acometimentos da síndrome alcoólica-fetal, destacando o acometimento do neurodesenvolvimento. Durante 22 anos tenho trabalhado em CTI neonatal e pediátrico, mas desde 2012, tenho me dedicado a um atendimento mais personalizado da criança e sua família em consultório.

 

Sou membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria. Acredito que a relação pediatra-criança-família deva ser baseada em confiança, diálogo aberto e acima de tudo na informação. Considero o acesso à informação científica e de qualidade, em linguagem acessível, uma porta aberta para o desenvolvimento adequado de nossas crianças. E é essa a proposta desse site, transpor o momento pedagógico da consulta pediátrica além das paredes do consultório, e alcançar as famílias em suas casas, oferecendo a oportunidade de pesquisar, perguntar, sugerir temas e discuti-los virtualmente. Para

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email