Como podemos fortalecer nosso sistema imunológico?

Como podemos fortalecer nosso sistema imunológico?
Como podemos fortalecer nosso sistema imunológico?
Diante da pandemia do Coronavírus, muito se falou sobre possíveis tratamentos e sobre vacina, mas pouco foi falado sobre a principal forma de prevenção: nosso sistema imunológico. 
?
Não existe alimentos ou vitaminas que combatam o Coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas. Mas, fortalecendo o sistema imunológico o nosso organismo consegue responder melhor a essas doenças evitando sintomas mais graves.
?
A melhora da imunidade é adquirida ao longo da vida, e ocorre com uma alimentação e hábitos saudáveis. 
 
Na alimentação é preciso ingerir fontes de vitamina A, C, D, E, zinco e selênio (frutas cítricas, frutas vermelhas - ricas em polifenóis, peixes, ovos, castanha do Pará, legumes e verduras). Aposte também nos cogumelos, alho, chás, gengibre, cúrcuma  que são excelentes antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. O cuidado com a saúde intestinal também contribui com a imunidade, aposte no consumo de ômega 3, fibras (prebióticos) e os probióticos.
?
Atividade física regular e controle de estresse com meditação, Yoga e um bom livro também são excelentes aliados à imunidade.
 
O sono também é muito importante pois ele é um antioxidante natural. O recomendado é dormir cedo e um período de 7 a 8 horas por noite. 
 
Cuidar da saúde é o melhor remédio da doença.
Texto escrito por:
Dra. Fernanda Simões
Nutrológo
Campinas / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Dra. Fernanda é Médica Nutróloga titulada pela Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN, e possui especialidade em Clínica Médica. Possui curso em tratamento da Obesidade pela Universidade de Harvard - Boston, pós-graduação em longevidade saudável e uma ampla experiência em Medicina preventiva, fertilidade e emagrecimento. A sua abordagem clinica consiste na identificação e tratamento de desordens nutricionais, metabólicas e hormonais que são fatores responsáveis pelo adoecimento.

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email