Queimaduras Solares

Queimaduras Solares
Queimaduras Solares

As queimaduras solares podem apresentar alguns efeitos tardios, principalmente em pessoas de pele clara, que podem sofrer com descamação e coceira intensa.

Essas áreas de descamação se tornam mais sensíveis às queimaduras solares, aumentando o risco de uma possível infecção. Podem surgir também manchas castanhas e permanentes, chamadas de lentiginas.

Ademais, pessoas que sofreram queimaduras solares graves na juventude apresentam maior risco de contrair câncer de pele, sobretudo melanoma, anos após as queimaduras surgirem.

A exposição solar intensa e repetida resulta em queimaduras na pele, aumentando o risco de outros danos à pele e contribuindo para o desenvolvimento de algumas doenças.

. A exposição prolongada à luz solar pode causar:
Infecções: Queimaduras solares que resultam em bolhas são mais suscetíveis a infecções bacterianas quando elas se rompem.

. Envelhecimento precoce da pele: A frequente exposição ao sol e as queimaduras repetidas aceleram o processo de envelhecimento da pele, chamado de fotoenvelhecimento.

. Câncer de pele: A exposição excessiva ao sol, mesmo sem queimaduras solares, aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de pele.

Ao perceber mudanças na sua pele, como novos sinais, crescimento de sinais pré-existentes, mudança na coloração e textura, além de feridas que não cicatrizam, procure um especialista

A quantidade de exposição ao sol necessária para provocar queimaduras varia de acordo com a quantidade de melanina da pele e da quantidade de raios UV presente na luz solar, no dia da exposição prolongada.

As queimaduras solares provocam sintomas como:

. Pele avermelhada e dolorida;
. Pele quente e sensível ao toque;
. Coceira;
. Formação de pequenas bolhas com líquido dentro;
. Dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga, em casos de queimaduras solares graves;
. Descamação da pele.

Os sintomas podem começar logo após a primeira hora de exposição, atingindo o seu pico, geralmente, em até 24 horas.

Antes da exposição à luz solar direta, você deve seguir as seguintes recomendações:

. Evite exposição direta ao sol entre 11h-15h, mesmo em dias nublados.
. Faça o uso de chapéus, bonés, guarda-sol e camisetas.
. Utilize protetor solar com proteção UVA de FPS 30 ou maior, aplicando 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada 2 horas.

Por fim, alguns protetores solares podem não surtir efeito se não forem aplicados em quantidade suficiente ou de forma tardia. Sendo assim, atenção ao uso correto dos protetores solares.

Texto escrito por:
Dra Luara Lupepsa
Biomedica (o)
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Adriane Takamori
22/07/2021
A Dra. fez aplicação na boca, preenchimento na área do "bigode chinês" e lipo de papada na minha mãe e o resultado foi instantâneo…
FELLIPE EDUARDO SILVA CAVASIN
19/06/2021
depositei minha confiança e fui recompensado com um dos melhores atendimentos e resultados, fiquei muito satisfeito com…
DANIELA APARECIDA DE SOUSA
18/06/2021
Profissional que mais confio para fazer procedimentos injetáveis.
Pablo A Barbieri
18/06/2021
Excelente profissional, super recomendo..
Marllon José Machado
18/06/2021
Profissional excelente e atenciosa.
Tiago sciena
18/06/2021
Me forneceu realmente o que eu buscava, excelente atendimento, super atenciosa!
Neto Takamori
18/06/2021
Excelente profissional! Muito atenciosa, amei.
LILIANA TROLEIS
18/06/2021
Ótima profissional, muito satisfeita com o procedimento!
Dione Mosquer
18/06/2021
Eu gostei da pontualidade dela e da maneira como ela nos trata em consultório, além de explicar passo a passo o que cada…
Maria
18/06/2021
Muito boa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email