Cirurgias seguras salvam vidas

Cirurgias seguras salvam vidas
Cirurgias seguras salvam vidas

Muitas pessoas sonham com uma cirurgia plástica, seja para uma pequena transformação ou para uma grande mudança. O fato é que isso gera uma busca constante por essa especialidade da medicina. Aumenta o número de procura, aumenta a quantidade de tratamentos oferecidos e também de profissionais da área.

Com procedimentos tão em alta meu convite é para que você embarque comigo e se desperte para uma realidade pouco falada: a segurança do paciente.


Gostaria que mentalmente você me respondesse duas perguntas: O que te leva a escolher um cirurgião?


Quais critérios você avalia na sua busca?


Comecei essa matéria falando que uma cirurgia pode ser de grande ou pequeno porte, mas quero esclarecer que independentemente do tamanho uma cirurgia plástica antes de ser plástica é cirurgia e como toda cirurgia envolve riscos ao paciente.

As cirurgias plásticas não podem ser vistas como algo simples e vendidas como se fossem um produto exposto em uma vitrine, que você passa em frente, olha aquele produto, sente o desejo e então realiza a compra. O que está em jogo aqui são vidas.


Ao longo dos meus 20 anos de experiência com a área já presenciei quase tudo, lidei com complicações após cirurgias que sem conhecimento e experiência seriam fatais para o paciente e é por isso que meu esforço diário é conscientizar pacientes e profissionais de que cirurgias seguras salvam vidas.

Em meu consultório perdi o número de quantas vezes recebi pacientes almejando uma determinada cirurgia, cheios de expectativas e sonhos, mas que em avaliação pude perceber que tal procedimento desejado não cabia para aquele paciente. Médicos conscientes dos riscos sabem bem quando não realizarem uma cirurgia, mas isso infelizmente parece estar em falta hoje em dia, não apenas parece como é estatisticamente comprovado.

Nas redes sociais pouco vemos conteúdos que conscientizem os pacientes que se submeter a uma cirurgia plástica não é tão simples quanto parece. Cirurgias
plásticas são maravilhosas, os resultados obtidos transformam não apenas o exterior como impactam toda a vida de quem faz, porém, existe um caminho seguro que deve ser seguido e colocado como prioridade máxima.

Assim a especialidade cresce com qualidade, pacientes desfrutam dos benefícios de cirurgias segura e médicos se tornam cada vez mais aptos e capacitados.


Quero concluir te propondo a conhecer o seu cirurgião escolhido e para isso o diálogo em consulta será fundamental. Pergunte sobre os riscos que você como paciente corre ao realizar a cirurgia, quais são as possíveis complicações e como o cirurgião conduzirá o seu caso se porventura uma complicação vier acontecer.


Tendo essas respostas você saberá se a sua segurança será a prioridade.

Texto escrito por:
Dr. Celso Boechat
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email