Vamos conversar sobre seu ROSTO?

Vamos conversar sobre seu ROSTO?
Vamos conversar sobre seu ROSTO?

A Cirurgia Maxilofacial trata cirurgicamente as alterações inestéticas dos ossos da face, tais como o retrognatismo ( mandíbula e queixo pequenos), o prognatismo ( mandíbula e queixos grandes ou projetados), o sorriso gengival ( quando sorri e aparece muito a gengiva superior), assimetrias faciais e os problemas decorrentes dessas alterações, como as dores nas articulações da mandíbula (ATM) e o ronco e apnéia do sono.

Os procedimentos cirúrgicos da face evoluíram muito na ultima década. Cirurgias de reconstruções de face que duravam cerca de 8 horas, hoje são realizadas em um terço desse tempo, devido principalmente às inovações dos materiais utilizados, cada vez mais modernos e inovadores e biocompativeis.

Quando falamos em cirurgias de face, pensamos sempre nas 3 funções mais importantes:  mastigação, respiração e estética. São indissociáveis em um correto planejamento em qualquer procedimento cirúrgico facial.

  • Cirurgia Ortognática:

Dentre as cirurgias para correção do tamanho dos maxilares e queixo, está a cirurgia ortognática, uma das nossas especialidades. Esse procedimento corrige definitivamente a posição da maxila, mandíbula e queixo, restabelece a oclusão dentária ideal do paciente e harmoniza a face. Os resultados são sensacionais. Todo planejamento é realizado de forma virtual, ou seja, toda cirurgia é simulada em um programa de computador e avaliada junto ao Paciente. Tudo o que foi planejado então é realizado passo a passo no centro cirúrgico, maximizando o procedimento e reduzindo o tempo cirúrgico. Pode ser feito avanço ou recuo dos maxilares para reestabelecer e harmonia e simetria facial.

  • Implantes e Preenchimentos Faciais:

Algumas alterações faciais não possuem indicação de cirurgia ortognática, mais sim em implantes faciais. A aparência do seu rosto é determinada por três componentes básicos: pele, tecidos moles e ossos. Se a estrutura do seu rosto é desproporcional – o queixo é rebaixado, a mandíbula indefinida ou as bochechas são planas – estas características podem afetar significativamente a sua autoimagem. Características faciais definidas, contornos visíveis e ângulos naturais que sejam proporcionais criam um equilíbrio estrutural em seu rosto e uma aparência mais atraente. Se você se sente incomodado por ter um queixo pequeno, mandíbula pouco marcada ou falta do contorno facial, a cirurgia com implantes faciais pode beneficiá-lo. Embora qualquer área do seu rosto possa ser aumentada com implantes, as maçãs do rosto, o queixo e a mandíbula são os locais mais comuns para receber implantes faciais, que trazem equilíbrio e melhor proporção para a aparência estrutural do rosto. Eles definem o rosto, aumentam a projeção e criam características mais distintas. Os implantes faciais são confeccionados a partir de material biocompatível projetados para melhorar ou aumentar a estrutura física do seu rosto. O tipo e o tamanho precisos dos implantes mais adequados para você requerem avaliação de seus objetivos, das características que deseja corrigir e avaliação do cirurgião.

Os resultados também são previsíveis e personalizados, já que os implantes são customizados, ou seja, feito exclusivamente para cada Paciente de acordo com suas necessidades e expectativas.

Em alguns casos, o que o Paciente precisa são pequenos retoques com preenchedores injetáveis, como o ácido hialurônico. Esse procedimento não exige internação, sendo realizado no consultório com anestesia local.

Além da face, os lábios também podem ser preenchidos, ganhando volume e destaque, além de ficarem mais sensuais.

  • Mentoplastia:

Esse procedimento diz respeito à  cirurgia do queixo. É  um procedimento que consiste na remodelação do terço inferior da face, proporcionando assim um aspecto mais harmonioso ao rosto. Este é um dos procedimentos estéticos mais procurados por celebridades e pessoas que desejam alcançar um perfil facial mais fino e alongado .É uma cirurgia que confere maior equilíbrio entre as estruturas faciais por meio da correção do queixo e de sua harmonia em relação ao nariz e testa. Dependendo do caso, o procedimento pode ser associado a outras intervenções para atingir um resultado ainda mais satisfatório.

 

  • Ronco e Apnéia do Sono:

 

O Paciente com a mandíbula e o queixo pequenos podem também ser fatores preponderantes na ocorrência do ronco e da apnéia do sono, que ocorrem quando o Paciente tem episódios de ronco com parada da respiração algumas vezes durante o sono. Este tipo de doença afeta mais os homens, geralmente um pouco acima do peso . Reduz drasticamente a qualidade de vida do paciente, às vezes ate o relacionamento do casal pode ser afetado, por o casal não conseguir mais dormirem juntos devido à altura do ronco do parceiro. Os estudos mais recentes indicam que são várias as doenças que acometem os Paciente que tem apneia a longo prazo, como hipertensão arterial, doenças neurológicas e até câncer.

O diagnóstico da apnéia é realizado através da polissonografia e exames de imagens da face.

Um dos tratamentos mais eficientes para este tipo de doença é o avanço bimaxilar, que pode ser associado à septoplastia e remoção de excesso de mucosa nasal quando há obstrução.

Outra situação que tratamos com ótimo resultado são as dores decorrentes das ATMS, que  geralmente ocorrem nas mulheres, entre os 20 e 50 anos e podem iniciar com estalos próximos ao ouvido, que evoluem com dor de cabeça ou atrás dos olhos, e que pode irradiar para o pescoço. O tratamento irá depender do grau de acometimento das articulações, o que é diagnosticado através de exames de imagens. Ansiedade exagerada, estresse, depressão, alterações hormonais podem agravar o quadro.

  • Procedimentos Estéticos Faciais Complementares:

Associado às cirurgias que corrigem os problemas que citamos, agregamos outros procedimentos menos invasivos e que irão impactar de forma muito agradável a estética facial de cada Paciente. Dentre esse rol de procedimentos estão a lipoaspiração da região submentual ( lipo de papada), a aplicação de fios de sustentação da pele, que irão proporcionar uma face muito mais jovem e harmônica. Outro aliado contra o envelhecimento é a aplicação da toxina botulínica nas rugas faciais, rejuvenescendo e deixando a face mais leve e sem marcas.

Dr. Vitor Marcello de Andrade é Especialista em Cirurgia Maxilofacial há mais de 15 anos, Mestre em Estomatologia pela UFRJ e com vasta expertise em Cirurgia Ortognática, tratamento das disfunções das ATMS e preenchedores faciais.

Texto escrito por:
Dr Vitor Marcello de Andrade
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email