Matérias

Guia SaÚde Matérias

O QUE SÃO MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS?
O QUE SÃO MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS?

Reumatologista

O QUE SÃO MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS?

Texto escrito por: Dr. Marcos Rocha Loures

Criados na década de 80, os biológicos vêm conquistando importância cada vez maior na medicina em todo o mundo. A maior parte é produzida por meio de uma tecnologia chamada DNA recombinante, que modifica uma célula para produzir uma proteína, escolhida (Engenharia Genética). 

Doenças refratárias tratadas com essas medicações incluem: artrite reumatóide, artrite psoriática, espondilite, psoríase, doenças inflamatórias intestinais, lúpus, esclerose sistêmica, entre outras, como doenças gastrointestinais, neurológicas e dermatológicas. 

Os pacientes a conhecem como “injeção” ou “vacina”. Alguns exemplos são: etanercepte, golimumabe, adalimumabe, certolizumabe, infliximabe, ustequinumabe, secuquinumabe, entre outros. 

Cuidados devem ser tomados antes de iniciar um tratamento com uma medicação biológica. O médico irá pedir uma série de exames antes de iniciar a medicação. 

Assim sendo, Maringá possui o CIM (Centro de Imunobiológicos de Maringá), para melhor atender os pacientes, com especialidades médicas: reumatologia, dermatologia, neurologia e gastroenterologia. Nosso centro conta com uma equipe médica e de enfermagem especializada, ambiente agradável, para realizações de infusão (subcutânea e endovenosa).

 

O QUE SÃO MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS?