Harmonização Orofacial

Harmonização Orofacial
Harmonização Orofacial

    A harmonização facial nada mais é do que o nome dado a um conjunto de procedimentos realizados na face, com objetivo de tornar o rosto mais harmônico. Nunca havíamos ouvido falar tanto sobre harmonização facial como tem acontecido nos últimos anos, sendo atualmente um dos procedimentos mais procurados no Brasil. Desde que foi liberada a realização de procedimentos faciais para cirurgiões dentistas, a harmonização facial ganhou forças e se tornou uma especialidade na área odontológica, recebendo o nome de harmonização OROfacial.

\r\n

    A harmonização orofacial envolve, além da face, procedimentos dentários, já que um belo sorriso é fundamental para alcançar uma face harmônica. Podemos encontrar diversos novos tratamentos, contando com as mais modernas técnicas disponíveis no mercado, para combater ou amenizar o envelhecimento e incluídas na harmonização orofacial. Tratamentos, como preenchimento labial, preenchimento de malar, preenchimento de mento, preenchimento de mandíbula, rinomodelação, aplicação de ácido hialurônico, emagrecimento facial, aplicação de bioestimuladores de colágeno, bichectomia, minilifting não cirúrgico, fios, lentes de contato dental, entre diversos outros, são capazes de  proporcionar harmonia à face, desde que sejam bem indicados.

\r\n

    A ácido hialurônico e o preenchimento labial tornaram-se os mais realizados desde a era do silicone, sendo os ¨queridinhos¨ entre as celebridades, o que levou ao aumento da procura por esses procedimentos, principalmente entre aqueles pacientes que querem evitar procedimentos mais invasivos ou cirúrgicos. Atualmente, é difícil encontrar uma mulher, acima dos 30 anos, que cuide de sua beleza, mas que não tenha 

\r\n

realizado ao menos um tratamento com ácido hialurônico, (Ácido Hialurônico) ou algum tipo de preenchimento. A harmonização orofacial trouxe para odontologia uma oportunidade de trabalhar com o contexto geral da face, onde além de diagnosticar e tratar as irregularidades dentárias, tornou possível alinhar o sorriso com o restante do rosto.
    Um exemplo claro de como esse casamento entre as distintas áreas ajuda a alcançar resultados surpreendentes ao final dos tratamentos odontológicos, são os casos de pacientes com falhas ou desgastes dentários, que tendem a perder volume e contorno labial em decorrência deles, ou que acabam com a aparência de um sorriso invertido. Antigamente, esses pacientes eram submetidos a ajustes oclusais ou a colocação de implantes dentários, mas mesmo assim, continuavam com os lábios finos, sem contorno e com uma aparência de tristeza, devido a inversão do sorriso.

\r\n

    Agora, além de devolver ao paciente o volume perdido nessas estruturas, os tratamentos se potencializaram, além de que o mercado dispõe de uma gama de produtos e técnicas para realização dos procedimentos, proporcionando melhores resultados. Através de tratamentos estéticos, também é possível trabalhar os problemas funcionais, como o bruxismo, a cefaléia, DTMs e o mordiscamento interno das bochechas. A ácido hialurônico é uma grande aliada na odontologia, seja para tratamentos de cefaléia (enxaqueca) ou sendo utilizada como um complemento para o tratamento do bruxismo (ato de ranger ou apertar os dentes), diminuindo as tensões musculares e causando alívio na região do músculo afetado, onde são comuns intensas dores.

\r\n

Outro procedimento estético que possui fins funcionais 

\r\n

 e que ainda causa uma grande polêmica entre os profissionais da área é a bichectomia, um excelente tratamento para pacientes que mordem as bochechas quando estão conversando com alguém ou mastigando. Mesmo após ter sido comprovado que a bichectomia não provoca a “queda da face”, mas sim um leve emagrecimento da face, a informação ainda divide opiniões. A sustentação da face é feita através dos ossos que com o passar dos anos, reduzem de volume. Os músculos também perdem tônus muscular com o envelhecimento, assim como os coxins de gordura que se localizam abaixo da pele e a produção de colágeno, que diminui com o passar dos anos, tornando a pele mais flácida.

\r\n

    Eu costumo brincar com meus pacientes dizendo que “se a bichectomia fizesse despencar a face, nossos avós estariam todos intactos, já que este procedimento não era realizado no passado’’. O envelhecimento é inevitável, mas você pode escolher qual a melhor forma para enfrentá-lo, agora sabendo que a harmonização orofacial veio para ajudar esteticamente, funcionalmente e até mesmo psicologicamente. Os pacientes que se submetem a esse procedimento se sentem melhores com sua imagem pessoal e automaticamente, elevam sua autoestima. 

\r\n

    Por isso é de extrema importância procurar profissionais capacitados para realizar sua harmonização orofacial. Meu instituto foi totalmente planejado para trazer conforto e bem estar para os meus pacientes. Além de proporcionar naturalidade nos procedimentos oferecidos, trabalhamos com equipamentos de última geração, potencializando os resultados. Hoje possuo duas técnicas exclusivas, registradas em meu nome, sendo uma de preenchimento labial (RB LIPS) e uma de fios de PDO de tração (RB WIRES), que priorizam a segurança e os resultados naturais para os pacientes.

\r\n

    O Instituto Rachel Bernardo, oferece tratamentos dentários, de harmonização orofacial, além de cursos vips de harmonização facial para profissionais habilitados. Faça-nos uma visita, agende uma avaliação e veja como esses procedimentos podem elevar a sua autoestima, te proporcionando saúde e bem-estar.

Texto escrito por:
Dra Rachel Bernardo
Cirurgião(a) Dentista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email