OBESIDADE- COMO CLASSIFICAR E IDENTIFICAR? PROCURE UM ENDOCRINOLOGISTA.

OBESIDADE- COMO CLASSIFICAR E IDENTIFICAR? PROCURE UM ENDOCRINOLOGISTA.
OBESIDADE- COMO CLASSIFICAR E IDENTIFICAR? PROCURE UM ENDOCRINOLOGISTA.

OBESIDADE- COMO CLASSIFICAR E IDENTIFICAR?   

A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corpórea, até um nível em que comprometa a saúde, caracterizada por um índice de massa corporal igual ou acima de 30, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de uma doença crônica multifatorial, que acarreta um aumento do risco de complicações relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, osteoartropatia degenerativas, neoplasia, colesterol alto, refluxo gastroesofágico ou, até impotência ou infertilidade entre outras.

Sintomas da obesidade.
  • Falta de ar: causada pela pressão do peso do abdômen sobre o pulmão;
  • Dores corporais: o excesso de esforço para suportar o peso pode trazer desconforto nos joelhos, pernas e costas;
  • Falta de condicionamento físico: dificuldade para concluir uma simples caminhada ou algum esforço maior;

TEM TRATAMENTO? 

Sim, o tratamento da obesidade pode ser feito com dieta para emagrecer e com a prática regular de exercícios físicos, ou até mesmo com uso de remédios indicados pelo médico para ajudar a reduzir o apetite a compulsão alimentar, ou, em alguns casos diminuir a ansiedade que gera a alimentação irregular.

O principal objetivo desses tratamentos é atingir e manter o peso saudável, evitando o desenvolvimento de complicações relacionadas à obesidade. Todo tratamento deve ser realizado por um médico especializado na área de distúrbios hormonais, endocrinologista.

A obesidade é classificada conforme as seguintes características:

ORIGEM

  • Endógena quando o problema é causado por questões genéticas, endócrinas (devido a alterações hormonais) ou pelo uso de medicamentos.
  • Exógena O excesso de gordura é resultado de um estilo de vida inadequado (sedentarismo, má alimentação) ou de fatores psicológicos

Cuidado!

Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas de emagrecimento rápido e fácil.
Não compre medicamentos pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza;
Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes.

Lembre-se sempre: Não existe mágica! Para manter o peso dentro dos valores desejáveis a melhor opção é ter uma alimentação balanceada é procurar um especialista para orientar, com acompanhamento e praticar atividades físicas regularmente.

IMPORTANTE: Somente médicos podem diagnosticar, indicar tratamentos e receitar remédios.

Texto escrito por:
Dra. Patrícia Peres Almeida Gomes
Endocrinologista
Cianorte / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

JAQUELINE NEGRIZOLI GRACIANO
06/09/2021
ótima profissional, super atenciosa!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email