Amizade de Verdade

Amizade de Verdade
Amizade de Verdade

Você sabia que preservar boas amizades pode ajudar a manter sua saúde mental? Por este motivo gostaria de refletir com vocês sobre o tema.

 

Dizem que amizade verdadeira existe quando se pode confiar de olhos fechados no outro. Os dicionários falam em simpatia e afeição para referir-se a amizade. Há também aqueles que definam amizade como a aproximação de pessoas com gostos semelhantes. Eu, porém, chamo a tudo isso de interesse. Todas estas definições falam de como eu ‘subjugo’ o outro a meus sentimentos e como a posição em que o coloco (e ele se permite ficar) em relação a meus interesses definem a amizade ou não-amizade.

Segundo o filósofo francês Gilles Deleuze, amizade é encontro de consciências. É o oposto da ‘coisificação’ do outro. Trata-se de algo mais profundo, porém, de igual modo mais simples que as definições sugeridas pelo google.

O encontro de consciências se dá quando eu reconheço o charme do outro. Este charme nada tem de sexual ou afetivo, mas é parte da singularidade existencial de cada pessoa (ser), como o ‘estilo’ de um artista.

Veja, minha mãe é designer. A arte corre em suas veias. Sempre pintou e desenhou até mesmo nas paredes da casa. Sempre fez arte de forma virtuosa, isto é, a arte por ela mesma, a arte com fim do fazer arte. Em dado momento, se deparou com a obra da pintora Beatriz Milhazes. Houve identificação imediata. Esta identificação com o estilo de outro artista nada mais é que um encontro de consciências.

Quando nos identificamos com o estilo de um artista, nossa consciência se aproxima da dele, e é exatamente o que acontece entre pessoas fora do universo da arte. Deste modo, quando encontro uma pessoa que reconhece o meu charme e eu o dela, nasce uma amizade.

Em uma amizade não há necessidade alguma de concordância para gostos de alimentação, estilo de roupas ou posições políticas. Isso tudo é irrelevante. O que caracteriza a amizade verdadeira é a sintonia entre as consciências. Pelo olhar do outro, já sei o que esperar. Pelo timbre de sua voz, sei o sentimento que está transmitindo.

Para que tenhamos amigos verdadeiros precisamos romper com o vício da coisificação do outro. Só então estaremos aptos e abertos para o encontro de consciências, que pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer pessoa.

Texto escrito por:
Pedro Madsen Andrade
Psicologia
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

GUILHERME DESIDERIO MALDONADO
28/10/2021
Quando o conheci, estava completamente perdido. Precisava m reencontrar, me redescobrir e tomar posse de mim. Com a ajuda…
Luiza
08/10/2021
Boa comunicação. Conhecimento técnico e conhecimento teórico sobre psicologia e automotivaçao e demonstra muita vivencia…
Lucas
30/09/2021
Me sinto melhor desde que comecei a ter sessões com o doutor.
Mônica Cardoso pereira
27/09/2021
Excelente psicólogo!Muito cordial e humano. Recomendo!
Simone Bittencourt Cardoso da Cruz
27/09/2021
Gostei muito do atendimento, não tenho nada a reclamar, somente agradecer pelo acolhimento e pela forma com que a consulta…
Laizy
27/09/2021
Profissional ético e dedicado ao olhar fenomenológico de forma ímpar. Grande profissional !
Aila
27/09/2021
Adorei!
Daniel Barreira
23/09/2021
Estava diagnosticado com um episódio depressivo. Após algumas sessões, descobri o que me afligia e conseguimos desenrolar…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email