A Felicidade em Poucas Palavraa

A Felicidade em Poucas Palavraa
A Felicidade em Poucas Palavraa

Felicidade. Muitas vezes, erroneamente confundida com alegria. A alegria é uma emoção que é gerada toda vez que algo de bom, seja esperado ou não, acontece. Diferente é a felicidade; esta é um estado de espírito.

Ser feliz é entender que a realização não está numa meta estabelecida, isto é, não é a promoção no trabalho, a compra de um sonhado imóvel ou a obtenção de um diploma. Ser feliz é entender que, seja qual for a meta, percorrer o caminho até ela é a grande conquista.

O filósofo grego Epicuro estava certo quando, há mais de dois mil anos, ensinou que devemos aproveitar cada momento da vida. Não como se fosse o último, isto seria hedonismo, mas entendendo que são únicos, acontecem uma só vez.

Feliz é o que chora, o que ri, o que sofre, o que abandona ou supera o sofrimento, o que ama, o que é amado, o que perde um grande amor, o que é traído e sente o coração esmagado. Feliz é o que envelhece, feliz é o que ganha, feliz é o que perde. Feliz é o que vai, mas também o que fica, o que crê, o que tem esperança, o que confia, o que torce, o que grita, o que segura o grito na garganta… enfim, feliz é todo aquele que vive a vida sem esperar dela mais do que ela possa dar. Feliz é todo aquele que vive efetivamente cada momento.

Viva a vida. Seja feliz!

Texto escrito por:
Pedro Madsen Andrade
Psicólogo
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email