Aumento dos glúteos: o que é melhor? Enxerto de gordura ou gluteoplastia com prótese de glúteo? Entenda as diferenças. Por Dr. André Ahmed

Aumento dos glúteos: o que é melhor? Enxerto de gordura ou gluteoplastia com prótese de glúteo? Entenda as diferenças. Por Dr. André Ahmed
Aumento dos glúteos: o que é melhor? Enxerto de gordura ou gluteoplastia com prótese de glúteo? Entenda as diferenças. Por Dr. André Ahmed

Enxerto de Gordura (lipoenxertia em glúteo)

? Um ótimo recurso!

? Seu próprio tecido é utilizado. Apenas retira de um lugar e coloca em outro.

? Menor potencial de dar volume. Em geral, é um resultado mais discreto do que aquele que se consegue com a prótese glútea.

? Menos previsível.

? Uma parte é absorvida (nem toda a gordura enxertada permanece).

? Risco de embolia gordurosa, sobretudo quando é colocado dentro do músculo.

? Depende da disponibilidade da gordura a ser coletada e da qualidade da mesma. Nem todas as pacientes têm gordura suficiente para coletar numa lipoaspiração, e algumas vezes a gordura não é de tão boa qualidade.

? O resultado pode oscilar conforme as mudanças de peso da paciente.

 

Prótese de Glúteo (Gluteoplastia)

? Maior potencial de dar projeção e volume. Resultado mais expressivo do que a gordura.

? Não perde o volume com o tempo, não é absorvido.

? Resultado mais previsível.

? Não varia de volume de acordo com a oscilação de peso.

? Pode ser associada ao enxerto de gordura em casos específicos para refinamento.

? A prótese permanece no lugar, no plano intramuscular. Não cai.

? Também pode ser combinado com lipoaspiração para um melhor contorno dos flancos e da cintura para dar mais destaque ao resultado.

 

O melhor recurso para o seu caso deve ser conversado com o seu médico. Quando o principal objetivo da paciente é o aumento dos glúteos, a gluteoplastia de aumento com prótese de silicone tem melhor indicação. 

Quando o aumento dos glúteos não é algo tão importante para a paciente, e sim o tratamento da gordura localizada, a lipoescultura com enxerto em glúteos pode ser melhor indicada. Ou seja, nesse último caso, “aproveita-se” a lipoaspiração para usar a gordura nos glúteos. É como se o aumento dos glúteos fosse um objetivo secundário. 

Eu, Dr. André Ahmed, pela experiência que tenho de longas datas com esse perfil de paciente, posso afirmar com absoluta certeza que tudo vai de acordo com a expectativa da paciente. 

Vale aqui uma observação: uma complicação temida do enxerto de gordura é a embolia gordurosa, que é potencialmente fatal. Claro que todo procedimento tem algum risco. E fazemos de tudo para reduzir os riscos. 

A infecção na gluteoplastia com prótese de silicone é algo raríssimo de acontecer, mas caso aconteça, deve-se retirar a prótese, tratar a infecção e recolocar a prótese 6 meses depois. No caso da infecção no enxerto de gordura, essa pode ser mais difícil de tratar, mas também é um evento raro.

Tenho o exemplo de uma paciente operada por mim há 3 meses. Ela passou por uma lipoescultura com enxerto de gordura nos glúteos. Está bem satisfeita com os glúteos. Mas o aumento dos glúteos não era o objetivo principal dela. Por isso, o efeito da lipoenxertia nos glúteos superou as expectativas dela e, assim, ficou surpresa com o resultado. É interessante observarmos alguns detalhes: a lipoaspiração nesse caso resultou na coleta de uma boa quantidade de gordura e foi possível enxertar cerca de 600 ml em cada lado. Cerca de metade disso, ou seja, 300 ml deve ter permanecido em cada lado dos glúteos. O restante se degenerou e foi absorvido. A gordura que permaneceu nos glúteos também não tem o mesmo potencial de conferir volume, comparando com a prótese (mesmo que fosse uma prótese de 300 ml). Nessa caso, a gordura coletada era de ótima qualidade para o enxerto. Nem sempre a gordura coletada apresenta tamanha qualidade. Em algumas pacientes a gordura tem menor potencial para dar volume aos glúteos.

Outro fato importante de ser dito é que a lipoaspiração, em si, tem o efeito de definir os flancos e reduzir a circunferência da cintura, e isso por si só já destaca mais os glúteos. Tanto isso é verdade que muitas pacientes que fazem apenas lipoaspiração (sem enxerto no bumbum), dizem que tiveram a impressão de que os glúteos aumentaram, simplesmente porque ganharam um melhor contorno corporal como um todo. Vamos lembrar que a avaliação da estética corpórea se baseia também na proporção entre as regiões. 

Outro ponto-chave: não se baseiem por fotos de resultado de lipoenxertia glútea no pós-operatório imediato. Aquelas fotos tiradas ainda no centro cirúrgico, quando a cirurgia acabou de terminar. Essas fotos não valem para a avaliação do resultado de uma lipoenxertia em glúteos. Qualquer resultado de cirurgia plástica só pode começar a ser avaliado pelo menos 3 meses após a cirurgia, quando boa parte do edema já foi embora. Assim que a cirurgia termina, a gordura que foi enxertada no glúteo está toda ali, mas é importante sempre avaliarmos o resultado tardio, após ocorrer a absorção de parte da gordura enxertada. Em algumas pacientes, a gordura enxertada se integra mais e o resultado fica mais expressivo. Em outras, pode acontecer de não ter quase nenhuma “pega” do enxerto. Por isso, é um método bom sim, porém mais imprevisível, e mais dependente de características individuais de cada organismo.

Ah... mais um detalhe... o que pouca gente sabe é que no pós-operatório da lipoenxertia glútea, é recomendável que a paciente evite deitar sobre os glúteos durante cerca de duas semanas. Quanto mais pressão exercer sobre a região enxertada, maior poderá ser a absorção. No caso da prótese de glúteo, também não se recomenda deitar diretamente sobre os glúteos por alguns dias, mas nesse caso, a intenção é mais de evitar uma dor maior. Na verdade, a recomendação de deitar de bruços no pós-operatório da gluteoplastia não absoluta. Eventualmente, o(a) paciente poderá deitar de barriga para cima sem prejuízo do resultado.

Aproveitando esse post.... não custa repetir: jamais pensem em injetar substâncias nos glúteos, com o objetivo de aumentá-lo. O Metacril (PMMA) que for injetado, por exemplo, pode não trazer problemas agora, mas daqui a alguns anos pode levar uma intensa reação inflamatória, com difícil resolução. E que fique claro que não existe cirurgia para retirar apenas o Metacril. Cirurgias com esse objetivo acabam levando a deformidades nas áreas em que o produto está alojado, pois os tecidos adjacentes, como pele, gordura e músculo, precisam ser retirados em bloco. Diga não à Bioplastia e divulgue isso. Nem preciso dizer sobre silicone industrial, óleo mineral, hidrogel e etc... Que são até piores.

Para terminar, aquelas dúvidas clássicas que as pacientes têm:

“ Dr Andre Ahmed, coloquei gordura no bumbum, mas ainda queria que ficasse maior. Posso colocar prótese, mesmo já tendo colocado gordura antes? “

Resposta: sim

“ Dr Andre Ahmed, já injetei Metacril / Hidrogel / Silicone Industrial nos glúteos. Posso agora colocar prótese de glúteo, ou enxertar gordura? “

Resposta: será necessário um exame de imagem, como tomografia ou ressonância, mas adianto que pode ser arriscado nesse caso. Na maioria das vezes, contraindico.

“ Dr Andre Ahmed, pode-se combinar a gluteoplastia com prótese ao enxerto de gordura na mesma cirurgia? “

Resposta: sim. A gordura, em alguns casos, pode ser usada para preencher áreas do glúteo, combinando-a com o efeito extraordinário da prótese.

Acesse minhas redes sociais e saiba mais sobre o meu trabalho.

 

          Dr. André Ahmed

 

Tags: enxerto de gordura em glúteo, enxerto de gordura nos glúteos, lipoenxertia de glúteo, lipoexertia em glúteo, gordura no bumbum, gordura nos glúteos, gluteoplastia, gluteopastia de aumento, prótese de glúteo, prótese glútea, prótese de silicone nos glúteos, silicone no bumbum.

 

Texto escrito por:
Dr. André Ahmed
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Pude realizar meu sonho com o Dr. André, profissional confiança, muito atencioso, competente e honesto. A equipe inteira…
Juliana Belotto
18/04/2023
Fiz uma gluteoplastia com o Dr. André, o resultado ficou perfeito, mas além disso todo o processo foi muito tranquilo, ele…
Rafhadelai
18/04/2023
Estou muito satisfeita por ter escolhido o Dr. Andre. Ele é extremamente competente, como toda a estrutura da clínica, sua…
Larissa Campestre
20/09/2021
Melhor cirurgião plástico no RJ . Profissional e ser humano incrível. Médico de confiança, atencioso, competente e honesto.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email