Matérias

Guia SaÚde Matérias

Vitamina nos cabelos: Conheça a biotina
Vitamina nos cabelos: Conheça a biotina

Dermatologia

Vitamina nos cabelos: Conheça a biotina

Texto escrito por: Dra Lorena Visentainer

A saúde e beleza dos cabelos tem uma grande responsável, a biotina. Essa vitamina, tendo seu nome original como B7, pode ser encontrada em nozes, amendoim, cereais, leite, gemas, salmão, carne de porco, sardinha, cogumelo, couve-flor, abacate, banana e framboesa.

Esses alimentos fornecem em pouca quantidade e, muitas vezes, é necessária a suplementação. Diversas partes do organismo conseguem se beneficiar. A biotina faz parte do complexo B, metaboliza gorduras, proteínas e carboidratos, além de conseguir regenerar cabelos, pele e unhas.

Previne o aparecimento de fios brancos, recompõe a espessura, fortalece e consegue também rejuvenescer os fios. Sem contar a indicação para quedas, tanto feminina quanto masculina.

 

A Biotina pode fazer muito

A vitamina B7 proporciona ao bulbo capilar uma melhora da circulação sanguínea, fazendo, assim, com que os fios recebam mais hidratação, brilho e fiquem ainda mais sedosos.

Também é importante destacar a contribuição da absorção de outras vitaminas do complexo B no intestino, a ajuda para o sistema nervoso, além de diminuir a caspa, desenvolver o crescimento de fios saudáveis e hidratar a pele.

Essa vitamina age também como auxiliar na produção de queratina, proteína fundamental que compõe os cabelos. A suplementação só deve ser feita com recomendações médicas. Pode ser receitada também por um nutricionista, mas para isso, é preciso um diagnóstico da necessidade de reposição.

Para que o cabelo cresça mais rapidamente, há a necessidade de 5 a 10mg de biotina diariamente. Há também shampoos que levam biotina em sua composição, alegando fortalecimento dos cabelos, mas ainda não há comprovação disso.

 

Tenha uma rotina saudável

Manter uma rotina saudável influencia nos resultados que vai conseguir. Não adianta nada fazer suplementação e ter uma alimentação ruim, sem a ingestão de frutas, legumes e verduras.

É necessário ter equilíbrio para que o corpo responda bem. Além, é claro, de prática de atividade física e acompanhamento médico. A biotina não age somente na estética. Ela consegue atuar no metabolismo, controlando os níveis de açúcar no sangue, ajudando a perder peso.

Ajuda na construção de tecidos e estruturas, ou seja, contribui para o ganho de massa muscular, atuando em conjunto com os treinos de hipertrofia. Contribui no controle do colesterol e dos triglicerídeos, diminuindo assim os riscos de hipertensão e problemas circulatórios.

Só que nada disso é instantâneo. E também não há milagre. Cada corpo reage de uma maneira e às vezes leva tempo, então é preciso ser paciente e não desistir. Investir na saúde requer dedicação,

mudando os hábitos e agregando novas descobertas. A partir disso, as mudanças serão perceptíveis e você conseguirá ver o quão benéfico a biotina pode ser.

 

Vitamina B7 na sua vida

Ela atua não só na sua estética, mas também em toda a sua saúde. E é por esse motivo que tantas pessoas fazem questão de suplementá-la. Quando você pensa nas melhorias que pode agregar na sua vida, pensa que isso só pode ser feito com o auxílio de um profissional especializado. E está totalmente certo.

A partir do momento que você enxerga as mudanças que algo está fazendo em sua vida, quer desejar aquilo para todo sempre. Até porque, ninguém deseja coisas ruins para si mesmo, variando hoje quero algo bom, já hoje quero algo ruim. Mas coisas ruins também podem acontecer e você pode mudar isso.

Quando seu organismo passa por alguma deficiência alimentar, vitamínica ou proteica, isso mexe com todo o seu organismo. Esse desequilíbrio pode assustar e faz com que queira ter soluções rápidas. Mas nada consegue ser tão rápido assim, ainda mais em nível de saúde.

Quando iniciar a complementação de biotina, seja paciente e não desista no meio do caminho. Será possível perceber que seu corpo estará trabalhando de uma forma diferente. E essa diferença será crescente. Quando um aspecto é melhorado, tudo no entorno dele também muda. Ou seja, será uma melhoria integral.

Marque uma consulta aqui na Lion Derm Concept, converse com um de nossos médicos especializados e conheça as melhorias que essa vitamina pode fazer.

 transplante capilar maringá | transplante capilar | alopecia | alopecia androgenética | transplante de barba | MMP | transplante capilar turquia |

Dra Lorena Visentainer

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa