Boro

Boro
Boro

O boro distribui-se por todo o corpo, porém concentra-se normalmente  nas glândulas paratireoides, seguida pelos ossos e esmalte dentário. Sendo assim, é  de extrema importância termos boas concentrações de boro, para manter ossos e articulações saudáveis. Tal metabolismo regula a absorção e o metabolismo do cálcio, do magnésio e do fósforo, por meio da sua influência sobre as glândulas paratireoides. 

Nesse contexto, devemos entender que a deficiência de boro causa hiperatividade nas paratireoides, permitindo a saída de cálcio dos ossos em direção ao nosso sangue. Este processo pode  levar  à osteoartrite e a outras formas de artrite, osteoporose e cáries dentárias.  

O boro também atua regularizando o metabolismo de hormônios esteroides, como por exemplo, hormônios sexuais. Nesse sentido,  aumenta os níveis de testosterona nos homens e os níveis de estrogênio nas mulheres, em processo de menopausa. 

Além disso, estudos científicos relatam efeitos benéficos relacionados a doenças do coração, visão, psoríase, equilíbrio, memória e cognição. 

Você já tinha ouvido falar a respeito do Boro?

Texto escrito por:
Dr. Fernando Lamego
Cardiologista
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Sílvia Borges siqueira
16/06/2021
Muito bem atendida ! Atencioso e inteligente !

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email