HIPNOSE CLÍNICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

HIPNOSE CLÍNICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.
HIPNOSE CLÍNICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

Sou psicóloga e hipnoterapeuta, apaixonada por esses dois mundos de descobertas e aprendizados constantes.

O que é Hipnose e Hipnoterapia?

 

A HIPNOSE pode ser considerada um estado alterado de consciência e percepção, para ser mais claro, é um momento de relaxamento profundo, no qual o consciente e o inconsciente ficam mais suscetíveis e receptivos a sugestões.

A HIPNOSE ocorre no cotidiano através dos fenômenos do pensamento, podendo ser ou não percebida.

Um exemplo bastante utilizado para explicar a hipnose no dia a dia, pense na vez em que você dirigia em uma estrada e se pegou, por um breve momento, inconscientedaquilo que estava fazendo, ou uma vez em que estava tão envolvido em um programa de televisão que nem se deu conta quando alguém entrou na sala. Todos nós já passamos, por essa experiência, e iremos continuar sendo auto hipnotizados.

A prática da hipnose dentro do setting terapêutico édenominada HIPNOTERAPIA.  Deve estar sempre associada ao tratamento de sintomas e causas, podendo estar atrelada a técnicas da psicologia, psicanálise entre outras que são utilizadas para o tratamento da mente humana. A maioria dos cursos utilizam técnicas e teorias da psicologia.

Alguns casos, devem ser tratados apenas por profissionais que compreende de forma mais profunda a mente humana, problemas que estão enraizados na personalidade do paciente, devem ser assistidos somente por psicólogos, psicanalistas e psiquiatras.

Existem uma frase que diz assim: “Não se deve tratar com hipnose aquilo que não se saberia tratar sem hipnose.”

Ela será usada sempre para o tratamento de transtornos psicológicos, emocionais, comportamentais e físicos.

O hipnoterapeuta utilizará as técnicas adequadas para que eventos passados possam ser acessados, nos quais muitas vezes estão enraizados os problemas e que não são lembrados pelo indivíduo. É nesse processo que o indivíduo terá acesso a estes conteúdos e poderá confrontá-los. Uma vez, confrontados e tratados, o indivíduo terá passado pelo processo da ressignificação e não terá mais que conviver preso a esses eventos.

Quando o tratamento é feito com profissionais qualificados e utilizam as ferramentas adequadamente, os resultados são breve e extraordinários.

Usando uma analogia de jardim para explicar a diferença nas definições acima, a hipnose é como semear a semente e regá-la para que ela possa germinar e crescer em uma planta saudável. Hipnoterapia, por outro lado, é como capinar o jardim para que você possa remover quaisquer plantas indesejadas, as ervas daninhas.

 

Como é feito o tratamento?

 

Durante muitos anos a hipnose foi conhecida como um momento de entretenimento, no qual a pessoa era hipnotizada e sugestionada a imitar animais, comer alimentos diferentes, esquecer seu nome e números, entre outras. Esse tipo de hipnose é justamente para trazer alegria e deixar as pessoas curiosas querendo saber como isso é possível. A verdade é que, esse tipo de hipnose não é realizado dentro do setting terapêutico, o tratamento da hipnoterapia toma um outro rumo.

Como é realizado o tratamento?

1. Quando o paciente chega ao consultório, iniciamos uma conversa, para saber se ele é um paciente potencial para o tratamento, o que seria isso? Bom, um paciente potencial, é aquele que acredita na hipnose como uma ferramenta de mudanças e que quer mudar 100%. Não adianta alguém procurar um tratamento com a hipnoterapia, sem acreditar em sua eficácia e não querer ressignificar seus conteúdos passados. Falamos sobre os mitos e verdades que permeiam a hipnose e deixamos que tire todas as dúvidas que possuir. É realizada uma entrevista para colher dados que possam ajudar o hipnoterapeuta a entender o motivo pelo qual o paciente procurou a hipnoterapia. Será confeccionada a anamnese.

 

 

2. O segundo encontro trazemos algumas questões super importantes como:

 

a) O profissional não é um curandeiro, ele apena utiliza ferramentas para tratar os problemas existentes,
b) O resultado satisfatório dependente muito da entrega do paciente, podendo ocorrer logo ao término do tratamento, como no decorrer dos encontros.
c) Não é necessário encerrar outros tratamentos, como psicológicos e psiquiátricos.
d) O resultado final depende da entrega do paciente, estando disposto a aceitar as sugestões dadas pelo hipnoterapeuta.
e) O paciente responde e preenche algumas perguntas, para então dar início ao processo de hipnose.

Nesse encontro o paciente é levado ao transe para que possa realizar a regressão, no qual será encontrada a emoção e os eventos que deverão ser tratados.

 

3. A terceira sessão irá ocorrer de acordo com o feedback do paciente, podendo ser após 15 ou 30 dias.

O paciente irá descrever como está se sentindo, as mudanças que ocorreram, ou seja, ganhos e perdas após o tratamento.

Nesse último encontro, o paciente receberá as informações para se auto hipnotizar todos os dias.

 

 

 

Quais problemas podem ser tratados pela hipnose?

 

A hipnose vem sendo cada vez mais procurada devido a sua eficiência em trabalhar questões emocionais e físicas. O estado de transe hipnótico, que é realizado nos encontros ajuda o paciente a quebrar crenças limitadoras e identificar e ressignificar padrões de pensamentos negativos e fazer com que o paciente tenha mudanças significativas emocionais e comportamentais.

A hipnose é indicada para tratar vários transtornos, distúrbios e síndromes, como:

Depressão,
Ansiedades
Fobias (Social)
Síndrome do pânico,
Stress pós-traumático,
Transtorno Obsessivo Compulsivo,
Obesidade,
Tabagismo,
Dificuldade de aprendizagem,
Transtornos do sono,
Baixa autoestima,
Compulsões,
Tartamudez (gaguez),
Distúrbios sexuais,
Distúrbios Alimentares,
Alergias,
Entre outros.

Também traz grandes benefícios para aqueles que desejam mudar à sua maneira de viver, encontrar mais disposição para a realização de exercícios fiscos, memorização, aprendizado, enfim, ter qualidade de vida.

Algumas profissões reconhecem a hipnose como um meio de auxílio de tratamento, são elas: psicologia, odontologia, medicina e fisioterapia.

 

 

Todos podem ser hipnotizados?

Sim, todos podem ser hipnotizados, desde que queiram.

Existem pessoas que são mais suscetíveis que outras, fazendo com que entrem em transe mais facilmente.

A questão de ser ou não hipnotizável, além de estar ligado a estruturas cerebrais, tem uma ligação maior ao acreditar e querer ser hipnotizado.

Todos nós somos hipnotizados diariamente sem sabermos de forma natural. Portanto, mesmo que existem certas dificuldades para a pessoa entrar em transe, o estado pode ser alcançado.

 

Mitos e verdades

1. O paciente fica inconsciente durante o processo. MITO

Em nenhum momento o paciente fica inconsciente. Durante o transe o paciente tem que permanecer consciente para receber as sugestões, interiorizá-las e aceitar o processo de mudança. O paciente nesse momento do transe, pode estar vivenciando os conteúdos tão fortemente que é, capaz de sentir, ouvir e perceber as suas experiências internas. Tudo isso é feito de forma consciente.

 

2. O paciente é controlado pelo hipnotizador. MITO

O hipnotizador serve apenas como um facilitador para que o paciente possa participar do processo de hipnose de forma adequada. O tempo todo quem está no controle é o paciente.

 

3. Existe uma fórmula mágica para que ocorra o transe hipnótico. MITO

Não existe fórmula mágica. O que existem são palavras que podem facilitar o paciente a entrar no transe hipnótico, que ajudarão a criar uma conexão com experiências guardadas no inconsciente.

 

4. Entrar em transe é diferente que adormecer? VERDADE

Sim! Para que o paciente entre em transe, é preciso que ele esteja consciente para cooperar com as sugestões dadas e permanecer concentrado.  

 

5. É verdade que a auto hipnose funciona? VERDADE

Sim! Todos nós somos hipnotizáveis e a auto hipnose ocorre naturalmente ao longo dos nossos dias. Porém tem aquela que é induzida pelo próprio paciente para se beneficiar das técnicas.

Para que ela ocorra é preciso ter um alto nível de concentração e praticar a técnica até que a domine.

 

Se você ainda possui alguma dúvida sobre hipnose, me envie uma mensagem, será um prazer poder lhe ajudar.

 

 

Texto escrito por:
Kelly Alessandra de Paula
Psicologia
Canoas / RS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email